3 jogos do Coxa que deveriam ser reprisados

A RPC e o GloboEsporte.com transmitiram neste domingo (31) a final do Campeonato Brasileiro de 1985. O peso dessa conquista, que transcende os limites do Alto da Glória e se estende por todo o estado do Paraná, é mais do que conhecido por todos nós: era a primeira vez que um time fora do eixo RJ-SP-MG-RS erguia o principal troféu do futebol brasileiro.

 

Puxando na memória, porém, é possível lembrar de outras pelejas históricas do nosso Verdão que também merecem um replay na telinha, para matarmos as saudades de momentos especiais das últimas décadas. Então, selecionamos três partidas marcantes que não saem da memória da nação alviverde.

 

Coritiba 2-1 São Paulo (Brasileiro de 1998)

 

O Brasileiro de 1998 foi repleto de momentos especiais para o Coxa. Aquele time com Flávio, Struway, Basílio, Macedo, Sinval e companhia só não fez chover e marcou época, apesar da frustrante queda diante da Lusa nas quartas-de-final. Uma das partidas mais emblemáticas daquele ano foi disputada em 18 de outubro, contra o São Paulo, em um Couto Pereira com quase 60 mil pessoas — fora as 15 mil que não conseguiram entrar.

 

Com a bola rolando, o Coxa começou melhor, mas vê São Paulo abrir o placar aos 15 minutos de jogo com França, completando de cabeça o cruzamento de Serginho. Apesar do balde de água fria, o Verdão controla a tensão e empata aos 36 minutos da primeira etapa: após um magistral toque de calcanhar de João Santos, Sandoval solta a bomba e iguala o marcador.

 

No segundo tempo, um golaço com todas as letras de um jogador pouco afeito aos gols. Aproveitando um rebote da zaga adversária, o paraguaio Struway dá um corte desconcertante em Beletti e manda uma bomba de trivela no canto direito do goleiro são-paulino. Virada em grande estilo.

 

Coritiba 2-2 Paraná Clube (Paranaense de 1999)

 

A década de 90 foi, de longe, a pior da história do Coxa, mas acabou de forma triunfante. Sem ganhar um título sequer desde 1989, o Coritiba foi a campo para o terceiro jogo da final do Paranaense precisando apenas do empate para sair campeão, e foi exatamente o que aconteceu.

 

Mas o jogo começou com a pinta de que ficaríamos na fila por mais um ano. Aos 3 minutos de jogo, Reginaldo Vital abre o placar de pênalti; aos 7, Washington marca e amplia a vantagem paranista. Ainda no primeiro tempo, porém, a situação começa a mudar de figura: aos 25 minutos, o matador Cléber diminui o placar em cobrança de falta.

 

Em um segundo tempo pegado e tenso, com direito a bola tirada em cima da linha por duas vezes para evitar o terceiro gol paranista, o empate viria só no final: aos 39 minutos, o iluminado Darci, que acabara de entrar, emenda um sem pulo após cruzamento de Reginaldo Araújo e deixa tudo igual. Com o resultado, o Coxa ergue a sua 30ª taça de campeão paranaense.

 

Coritiba 6-0 Palmeiras (2011)

 

A noite de 5 de maio de 2011 ficou marcada como uma das grandes apresentações da história do Coritiba. A vitória pelo jogo de ida das quartas-de-final da Copa do Brasil era a 24ª consecutiva do glorioso e, até então, era tida como a maior já alcançada por qualquer clube no mundo.

 

Num dia em que tudo deu certo, o Coxa abre o placar logo aos 11 minutos de jogo, com Emerson aproveitando escanteio batido por Rafinha. Aos 21, é a vez de Davi completar um passe de Bill e fazer o 2-0. Ainda no primeiro tempo, o Coxa chegaria ao terceiro gol: aos 43 minutos, Léo Gago chuta de longe, a bola desvia em Danilo e vai morrer lá dentro.

 

No começo do segundo tempo, o Coxa volta com tudo e logo aos 10 minutos Bill converte penalidade sofrida por ele mesmo e amplia para 4-0 a vantagem coxa-branca. A partir daí o jogo fica morno e, já sem qualquer chance de reação, o Palmeiras assiste aos gols de Geraldo e Anderson Aquino, respectivamente aos 46 e 47 do segundo tempo, fecharem o caixão e cravar o histórico 6-0 sobre o time paulista.

 

E aí, qual dessas disputas você queria ver na TV outra vez? Que outro jogo também merecia ser reprisado? 

 

Comments (2)

  1. Eduardo Ramón Sequeira

    Gostaria de rever esse jogo ( Coritiba 2 x São Paulo 1 )
    Brasileiro de 1998

  2. Gostaria de ver Coritiba 4 x3 Goiás com Evair jogando em 1992 acho eu

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.