Jairton Rocha Capa

Especial

Jairton precisa de você! Torcedor começa campanha para participar do FIFA Fan Award; veja como ajudar

Matéria por Gabriel Tassi e Eduardo Alcântara

Diagnosticado com distrofia muscular desde os 13 anos, Jairton Rocha não deixou a doença afastá-lo da paixão pelo Coritiba. O Coxa-Branca frequentador do Couto Pereira assistia aos jogos do Alviverde deitado em uma maca, na arquibancada, e na semana passada, começou uma campanha para ser indicado ao FIFA Fan Award.

Em uma conversa exclusiva com a Rede Coxa, Jairton revelou que receber a indicação ao prêmio da FIFA foi sempre um sonho, e que começou a campanha para mostrar ao mundo que futebol é muito mais que um jogo.

“Sonhar não custa nada”

Segundo ele, ser indicado ao prêmio é uma forma de mostrar ao mundo a força da nação Coxa-Branca, e pede o apoio de todos os torcedores para que sonhem junto dele e divulguem sua história de superação pelas redes sociais.

“Eu ficava sonhando com isso quando dormia e acordava, pensava no prêmio o tempo todo. E nessa semana eu resolvi compartilhar com os amigos, resolvi dividir esse meu sonho para ver o que os torcedores e amigos acham dessa ideia, porque para mim esse reconhecimento seria de muita importância. Eu queria mostrar para todos e dizer ao mundo que o futebol não é só um jogo, futebol desperta emoções em milhares de pessoas e torcedores do Brasil e do mundo, sem contar que é um dos melhores caminhos para a inclusão social. Eu queria representar a grande nação Coxa-Branca, e sei que é difícil, é um reconhecimento a nível mundial. Mas sonhar não custa nada”.

Jairton começou a campanha há menos de uma semana, ele contou com o apoio da esposa e dos amigos para divulgar nas redes sociais e já recebeu inúmeras mensagens de apoio.

Essa movimentação é importante para mim, isso me motiva a levar minha própria vontade de viver. Esse carinho que recebi durante a semana quando lancei o projeto, não tem como… Não existem palavras para agradecer isso, para agradecer o carinho. Eu não sei se sou merecedor, mas acredito que só esse reconhecimento que recebi da torcida, já é um prêmio pra mim(…). Eu sei que existem muitos torcedores do Coritiba que têm um carinho enorme pela minha pessoa, quando eu chego no estádio eu sou tratado com muito carinho por todas as pessoas, com muita atenção, e isso é uma coisa que não tem dinheiro que pague.

Revelou o torcedor, emocionado.

O Brasil já teve dois vencedores na premiação do FIFA Fan Award. Em 2019, Silvia Grecco narrava os jogos do Palmeiras para o filho Nickollas, deficiente visual, e recebeu o reconhecimento pela história de amor ao time e ao filho. Um ano depois, quem venceu foi o torcedor do Sport, Marivaldo, que caminhava 60 km para assistir aos jogos na Ilha do Retiro. Em 2021, a lista de indicados ao prêmio ainda não foi divulgada, mas a repercussão da torcida pode ajudar Jairton a chegar lá.

História de superação

Jairton relata que a devoção pelo Coritiba surgiu com o pai, que escutava os jogos do Coxa através de um rádio à pilha, no balcão da sala de estar de casa, aos domingos.

Então eu perguntava para ele: “Quem é que tá jogando?” e ele dizia: “Meu filho, quem está jogando é o Coritiba, o melhor time que tem no Paraná e no Brasil é o Coxa”

Depois disso, ele nunca parou de torcer. Foi ao Couto Pereira pela primeira vez em 2011. Em 2013, a diretoria do Coritiba o convidou para conversar com os atletas antes do jogo contra o Botafogo, em casa. O Coxa precisava ganhar para escapar da Série B, e Jairton foi motivação para Alex, Vanderlei, Luccas Claro e companhia vencerem o jogo por 2×1.

Jairton Alex Coritiba
“Eu confio em vocês” essas foram as palavras de Jairton ao elenco do Coxa, após um treino no Couto Pereira, em 2013. (Coritiba/Divulgação)

Na sequência, o torcedor foi até Itu-SP, na última rodada da Série A, para assistir ao Coritiba vencer o São Paulo por 1×0. Para ele, essa é a imagem mais marcante que tem junto do clube. Porque não só precisou viajar para longe e contou com o apoio da esposa e de torcedores para arcar com os custos da viagem, mas porque o convite para viajar para Itu veio de alguém muito especial. “Do lado de fora do estádio eu encontrei o saudoso e nosso ídolo, Dirceu Krüger. Nós estávamos saindo, ele bateu no meu ombro e disse ‘viu, nós vamos para Itu’. E ele disse isso no modo geral, porque o time ia para Itu, mas eu entendi aquilo como um convite (…). Chegando em casa eu disse para minha esposa que nós temos que ir para Itu, porque o Krüger falou para mim. E tocou meu coração como se fosse uma convocação”, relatou.

Jairton Rocha
Jairton Rocha, em 2015, ao lado do goleiro e ídolo Coxa-Branca, Wilson. (Coritiba/Divulgação)

Eu queria representar a grande nação Coxa-Branca, e sei que é difícil, é um reconhecimento a nível Mundial. Mas sonhar não custa nada

#JairtonNoFIFAFanAward

Foi através dessa hashtag que Jairton começou a campanha. Ele pede a todos os torcedores, não só do Coritiba, mas a todos os apaixonados pelo futebol, que compartilhem a hashtag nas redes sociais e divulguem sua história. É assim que vamos chegar até os ouvidos da FIFA, garantir a indicação e mostrar a força da torcida Coxa-Branca, paranaense, brasileira e apaixonada por futebol. Compartilhem a hashtag #JairtonNoFIFAFanAward nas redes sociais e ajudem a conquistar este sonho!