Especial
#TBT Alviverde: Coritiba vence clássico e garante vaga na final do Paranaense 2008
Após garantir a vantagem no Couto Pereira, Coritiba vence Paraná Clube na Vila com dois gols de Keirrison
O terceiro capítulo do #TBT Alviverde relembra hoje a vitória do Coritiba por 2×0 sobre o Paraná Clube na Vila Capanema. Há exatos 15 anos, Keirrison brilhou na semifinal do Paranaense marcando os dois gols do clássico.
Além de garantir o placar no jogo da volta, o atacante também foi o autor do único tento na partida de ida no Couto Pereira. Keirrison foi o artilheiro do campeonato com 18 gols, e o Coritiba foi campeão após vencer o Athletico Paranaense em casa por 2×0 no primeiro confronto. Na volta o rubro-negro chegou a igualar o placar no agregado, mas Henrique Dias, o Iluminado, descontou aos 18 minutos do segundo tempo, garantindo o título ao Verdão.
+ Tudo sobre o Coritiba, aqui na Rede Coxa!
Como foi o jogo
Embaixo de muita chuva e com a vantagem da vitória no primeiro jogo, o Coritiba entrou em campo com Edson Bastos no gol; Jeci e Nenê como dupla de zaga; Marcos Tamandaré e Maurício Ramos nas laterais; como volantes Douglas Silva e Leandro Donizete fechavam o setor defensivo; Ricardinho e Carlinhos Paraíba comandavam as ações no meio de campo, com Keirrison e Thiago Silvy fechando o ataque.
Posteriormente durante o jogo, o técnico Dorival Júnior utilizou os atletas Marlos, Pedro Ken e Rodrigo Mancha que iniciaram no banco de reservas.
Precisando reverter a vantagem, o time da casa começou pressionando mais no jogo, mesmo assim, quem chegou primeiro foi o Coritiba aos 09 minutos de jogo com Carlinhos Paraíba. O meia recebeu cara a cara com o goleiro mas acabou adiantando demais a bola e perdeu a oportunidade de abrir o marcador.
As tentativas de ataque tricolor eram barradas pela boa atuação defensiva do Verdão, assim como nas defesas seguras do goleiro Edson Bastos.
Próximo ao final da primeira etapa, Keirrison rouba a bola atrás do meio de campo e tabela rápido com Pedro Ken. O volante lança o K9 no campo de ataque que, em velocidade, só tem o trabalho de tirar do goleiro para fazer a festa do torcedor alviverde que lotou o setor visitante do estádio. Paraná 0x1 Coritiba.
Segundo tempo
No momento em que o cronômetro indicava 15 minutos da etapa final, Keirrison aproveitou o rebote e ampliou para o Coxa. No escanteio cobrado por Carlinhos Paraíba, Nenê subiu mais alto que a defesa e cabeceou firme para o gol. Fabiano Heves conseguiu defender a primeira finalização, mas espalmou a bola nos pés do atacante que só precisou estufar as redes.
Em vantagem no placar do jogo e no agregado, a equipe alviverde ainda ficou em vantagem numérica quando Daniel Marques fez falta violenta em Marlos no meio de campo. O zagueiro já tinha cartão amarelo e recebeu o segundo, complicando ainda mais a vida do time da casa. Depois disso, o Coxa controlou a posse de bola até o final do jogo, garantido a vaga na final daquele ano.