Análises

Analise Tática - Giovanni ou Thiago Lopes?

Umberto Louzer terá uma difícil tarefa na montagem do time que enfretará o CRB, neste sábado no Couto Pereira, a de ajustar o meio campo sem Juan Alano que está suspenso. A dificuldade decorre do fato de Luizinho estar também suspenso pelo 3º cartão amarelo. O atleta da base seria o substituto imediato na função de segundo homem de meio campo.

Mas por quê esta escolha é tão importante?

Desde que o Coritiba optou por iniciar os jogos com apenas 1 volante de oficio, o segundo homem de meio tem sido um atleta meio campista. Nesta função Luizinho foi razoavelmente bem e Juan Alano se destacou. Tendo um meio campista na função o Coxa conseguiu elevar significativamente a quantidade de passes ( e a % de certos), conseguiu dominar melhor o setor de meio campo, melhorou a transição ofensiva e aumentou muito a quantidade de chances de gols.

Além do exposto acima, o Coxa não tem volantes de qualidade no elenco para jogar a lado de Matheus Sales. João Vitor saiu, Vitor Carvalho foi muito mal no ultimo jogo e Matheus Bueno quase não foi aproveitado nesta temporada.

O treinador terá basicamente duas opções para  a posição e cada uma delas impactará no posicionamento dos demais atletas do setor ofensivo. A primeira opção é Giovanni. Nesta posição o atleta foi muito bem no Goias ano passado e inclusive, boa parcela da torcida prefere que o jogador atue nesta função. Caso Louzer faça essa escolha a formatação do time ficaria assim:

Análise da escalação

Além de ter um atleta de qualidade na função onde melhor rende, os demais atletas do ataque jogariam nas funções onde foram melhor nesta série B. Lopes rende mais na ponta direita, Robson tem ótimos números na ponta esquerda e Rafinha fez suas melhores atuações centralizado, não precisando acompanhar o lateral adversário e por consequência, não sentindo tanto o cansaço físico.

A segunda opção seria recuar o polivalente Thiago Lopes para a função de segundo homem de meio campo. O atleta já cumpriu esta função, já foi meia central e até mesmo de lateral direito já atuou com a camisa Coxa. Nesta formatação teríamos Giovanni centralizado, Rafinha na ponta esquerda e Robson na ponta direita. Rafinha provavelmente sentiria bastante o físico e Robson atuou apenas contra o Bragantino pela direita, indo bem e dando uma assistência. A formatação da equipe com esta escolha ficaria assim.

O Coritiba com Giovanni ou com Thiago Lopes? Uma análise tática por Felipe Bueno.
Análise da escalação

As duas opções apresentam aspectos positivo e negativos. Em ambas necessitaríamos ter o trio RRR em condições de iniciar a partida. Eu optaria pela primeira opção, e você? Se fosse treinador do Coritiba, como montaria a equipe para o jogo contra o CRB, caso todos os atletas citados tenham 100% de condições de jogo?