Divulgação/Coritiba

Notícias

Clássico AtleTiba no Paranaense; veja a superioridade coxa-branca

Quando o assunto é clássico athleTIBA, não temos como não pensar na clara disparidade que o Coxa tem em relação ao rival em confrontos diretos. Em Campeonato Paranaense? Aumenta ainda mais. Claro que podemos dizer que nenhum clássico é disputado com os números e a história, mas caso a história e os números do confronto tivessem peso dentro placar do jogo; a partida desta quinta-feira (06), iria começar com uns 2 a 0 pro Coxa. 

Mas é claro que vão ter aqueles que irão questionar sobre o quão grande é essa disparidade, seguem os dados dos confrontos apenas em Campeonatos Paranaenses:

268 partidas oficiais;

106 vitórias do Coxa;

80 empates; 

82 derrotas;

398 gols pró;

338 gols contra;

Saldo de 60 gols positivos;

(Fonte: Grupo Helênicos Coritiba)

O Coxa foi quem venceu o primeiro clássico da história: Coritiba 6×3 Athletico-PR – 08/06/1924

Em quesito maior goleada aplicada na história do clássico, o Coxa também tem a vantagem: Coritiba 6×0 Athletico-PR – 14/11/1959

Caso ainda não esteja claro a lacuna entre o Coxa e o rival, sabe-se que independente do século que esteja, o Coxa é o maior vencedor. Só na virada para o novo milênio são 43 jogos disputados, 20 vitórias do Verdão, 11 empates e apenas 12 derrotas. Seja no século passado ou na “era 2000”, é nítida a diferença e a força que o Verdão tem em clássicos.

Obviamente que não podemos falar de Coritiba sem citar a sua representação fora de campo: a sua torcida. Foi em um 0 a 0, no dia 17 de dezembro de 1978, que 55.164 torcedores foram ao Couto Pereira assistir o Verdão que foi campeão Estadual naquele ano ou seja, o maior público da história do clássico, também é coxa-branca.

Então, vamos lembrar dois jogos marcantes para o Coxa e que para muitos torcedores ‘lá da baixada’ não é tão prazeroso assim de ser lembrado:

  • O famoso “Chocolate de Páscoa” 
(Arquivo/Gazeta)

Aquele Coxa comandado por Paulo César Carpegiani, fez um jogaço – digno de causar demissão no presidente do rival – e naquele 16 de abril de 1995, com Brandão (3), Jetson e China (contra), o Coxa anotou um belo 5 a 1, dentro do Couto Pereira. Foi um grande domingo de páscoa para os torcedores Coxa. 

  • Goleada mais recente 
(Divulgação/Coritiba)

Naquele 15 de março de 2020, o Coxa fez aquilo que mais está acostumado a fazer em clássicos: vencer e vencer bem. Igor Jesus, Sabino, Matheus Sales e Rhodolfo marcaram para o Verdão e aquela tarde – de estádio vazio – no Couto Pereira, foi mais uma das goleadas que o Coxa tem anotado contra o rival.

Para a partida de quinta-feira, espera-se que os jogadores entrem com toda essa história nos ombros; entendam o peso de um clássico e joguem com a ‘Alma Guerreira’ de sempre!