Notícias
Diretoria do Coritiba confirma apoio a Gustavo Morínigo e fala sobre reforços
O foco para as novas contratações é o meio de campo que conta com poucas peças no elenco
A diretoria do Coritiba realizou, nesta terça-feira (19), uma coletiva de imprensa para atualizar os torcedores e associados sobre o momento do clube e os desafios para a manutenção na elite do futebol brasileiro e reforçou a intenção de manter Gustavo Morinigo no comando da equipe.
O presidente, Juarez Moraes e Silva, abriu a coletiva falando sobre a discrepância de orçamento entre os clubes da Série A, as dificuldades na montagem de elenco, a expectativa de alcançar uma competição internacional e que confia em uma melhora de desempenho.
“A nossa expectativa era de ter um campeonato muito difícil pelas diferenças de orçamento, mas bastante consistente pelo grupo que conseguimos montar. No início, a performance foi acima do esperado e nas últimas rodadas tem sido abaixo. O Coritiba na nossa avaliação tem uma comissão técnica e um elenco para disputar vaga em alguma competição internacional”.
A atual direção do Coritiba assumiu o clube na reta final de 2020, com o rebaixamento para a Série B praticamente decretado, esse foi um dos grandes desafios encontrados no início da gestão, que conta com um planejamento pensando nos próximos 15 anos. Juarez usou como exemplo a boa campanha da temporada passada, na segunda divisão, para declarar seu apoio e intenção de manter Gustavo Morínigo, que vem sendo questionado após os resultados recentes que deixam o Coritiba na 16° colocação a um ponto da zona de rebaixamento.
Juarez falou também sobre os problemas de lesões que afetaram o elenco até aqui na competição, principalmente a perda do meia Andrey que estava se destacando e ficou na bronca pela falta de critério da arbitragem.
“O Coritiba tem sido, na nossa opinião, massacrado pela arbitragem, são muitos os lances que quando favorecem o time o VAR não é consultado e quando contra nós, é marcado pênalti ou alguma expulsão”.
Reforços
Osiris Klamas, vice-presidente do Coritiba, também estava presente na coletiva e falou sobre as dificuldades que o clube vem encontrando no mercado, principalmente pela novidade do futebol brasileiro, a janela de transferências, que segundo ele prejudicou os clubes com menores orçamentos.
O Coxa enfrenta grandes dificuldades financeiras, por conta disso alguns jogadores que foram alvos no início da temporada acabaram não fechando com o clube. Outro problema destacado é que muitos atletas estão exigindo luvas ou valores para empréstimo, dificultando ainda mais as negociações. Mesmo com todos esses problemas, Osíris destacou que tem total confiança no elenco do Coxa e revelou que alguns reforços estão próximos de serem anunciados como foi o caso do goleiro Gabriel Vasconcelos.
“O foco nosso foi no meio de campo, então nós temos jogadores já definidos, provavelmente hoje nós possamos divulgar dois, três, talvez quatro nomes, que vêm como reforços para essas posições. No ataque também, a necessidade de extremos, nós temos jogadores monitorados nessas posições. Existe a possibilidade de alguns jogadores nossos saírem e nós vamos precisar complementar o elenco.”
Já sobre uma possível saída do Igor Paixão, o discurso segue o mesmo, a intenção é de manter o atacante até o final do Campeonato Brasileiro, porém não é descartada uma venda caso alguma proposta seja muito vantajosa para todos os lados.
Liga
Juarez falou um pouco sobre a importância da criação de uma nova Liga Brasileira e de como ela pode ajudar a elevar o patamar do Coritiba.
“O principal ponto é que haja um achatamento das diferenças entre os clubes que estão no G4 e os clubes que estão na ZR. Isso é o fundamento dessa negociação. A gente encontrou um indicativo que essa diferença entre a divisão de valores dos clubes não passe de 3,5 vezes. Hoje é de 10! Não pode, no mesmo campeonato, alguns times trazerem jogadores com 50, 60 milhões de reais, e a gente ter dificuldade para conseguir empréstimo para comprar jogador. O campeonato vai ser muito mais atrativo quando houver a aproximação de competitividade entre os clubes”.
O Coritiba volta a campo na quarta-feira, às 21h30, diante do Corinthians, na Neo Química Arena, em busca da sua primeira vitória fora de casa na competição.