Notícias
Eleições adiadas, entenda o que está acontecendo nos bastidores do Coritiba
Com a aprovação da venda da SAF, criou-se um novo desafio para a associação do Coritiba, trabalhar o defasado estatuto com urgência. Na noite de ontem, o conselho deliberativo votou e aprovou o adiamento das eleições Coritibanas até que novo texto seja aprovado.
89% dos conslheiros votaram pelo adiamento, sendo que 6 nomes votaram contra.
A SAF e o Estatuto
O atual estatuto do Coritba foi escrito e planejado para uma associação responsável por todos aspectos do clube, como futebol e administração, realidade distinta do atual cenário Coxa, onde uma SAF controla os principais ativos do clube. Com isso, o estatuto do clube precisa ser trabalhado, adaptando-se aos novos tempos.
O adiamento das eleições significa extensão de mandato do conselho administrativo?
Caso o novo texto não seja aprovado a tempo de realizar as eleições ainda em 2023, o mandato do atual conselho administrativo, capitaneado por Glenn Stenger, se encerra normalmente no dia 31 de dezembro desse ano. Quem assume é o conselho deliberativo, presidido por Jamil Ibrahim Tawil Filho, que fica responsável por presidir a associação até que um novo presidente seja eleito, já com o novo estatuto funcionando.
Quando ocorrerão as eleições?
Quando o texto do novo estatudo for aprovado, o conselho deliberativo convoca as eleições.
Como seria composto o novo conselho?
A proposta do novo estatudo fala em 60 nomes para o conselho deliberativo e 2 para o conselho administrativo. Os nomes eleitos somam-se, aos 22 conselheiros natos e 60 vitalícios, totalizando 142 nomes no conselho deliberativo.
Qual será a função do presidente do Coritiba Associação e conselhelho?
Basicamente a função é fiscalizar se a SAF está cumprindo o que foi colocado em contrato. Um escritório contratado pela associação já está auxiliando nessa questão.