Notícias

Em busca do reencontro com a vitória, Coritiba visita o Avaí para encerrar jejum na Série B

Jogo desta segunda-feira (29) acontece às 19h30, na Ressacada, em Florianópolis, e terá transmissão por Disney+ e ESPN. Coxa tenta encerrar sequência de três partidas sem vitória e pode reassumir a ponta da Série B em caso de triunfo

O Coritiba entra em campo na noite desta segunda-feira, 29 de setembro, para enfrentar o Avaí, às 19h30, no estádio da Ressacada, em Florianópolis. A partida é válida pela 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O duelo marca a estreia do técnico Vinícius Bergantin no comando do Avaí, mas do lado coxa-branca o foco é total em voltar a vencer para recuperar espaço na briga pelo acesso.

As duas equipes vivem momentos distintos na competição. O Avaí vem de dois jogos sem derrota e aparece na 11ª colocação, com 40 pontos. Já o Coritiba é o 4º colocado, com 47 pontos, porém não vence há três rodadas (são duas derrotas seguidas nesse período) e não marca gols há três partidas. Apesar da fase instável, o Coxa pode reassumir a liderança da Série B em caso de vitória, já que está apenas dois pontos atrás do primeiro colocado da tabela.

A pressão pelo resultado positivo é muito grande, ainda mais porque o rival Athletico-PR venceu na rodada e ultrapassou o Coritiba na classificação (48 a 47 pontos). Por outro lado, graças aos tropeços de concorrentes diretos, o Alviverde não corre risco de deixar o G-4 nesta rodada – o Novorizontino empatou seu jogo e não alcança mais o Coxa. Além disso, a derrota do líder Criciúma na rodada abriu caminho para o time paranaense sonhar com a ponta: uma vitória em Florianópolis levará o Coritiba de volta ao primeiro lugar do campeonato. O elenco coxa-branca, ciente da importância do confronto, viajou em voo fretado e chegou em silêncio a Florianópolis na noite de domingo, numa estratégia para manter o foco total no duelo fora de casa.

Provável escalação e desfalques do Coritiba

Precisando reencontrar o caminho das vitórias, o técnico Mozart deve promover mudanças na equipe. No jogo anterior, contra o Criciúma, o treinador apostou em um meio-campo mais fortalecido, mas a estratégia não surtiu efeito. Agora a tendência é que Clayson retorne ao time titular, formando o trio de ataque ao lado de Lucas Ronier e Gustavo Coutinho. A lateral esquerda é a principal dúvida, com Bruno Melo e João Almeida disputando a posição.

Dessa forma, a provável escalação do Coritiba tem Pedro Morisco no gol; Zeca, Maicon, Jacy e Bruno Melo (ou João Almeida) na defesa; Wallisson, Sebastián Gómez e Josué no meio-campo; Lucas Ronier, Clayson e Gustavo Coutinho no ataque. Para o banco de reservas, Mozart conta com praticamente todo o elenco à disposição, incluindo o meia Carlos de Pena e o atacante Iury Castilho, que viajaram com a delegação.

Em termos de baixas, o Coxa tem quatro desfalques confirmados para a partida. O lateral-direito Alex Silva e o atacante Dellatorre estão em fase de transição física, ainda recuperando a forma após lesões; já o atacante Rodrigo Rodrigues segue fora por lesão, enquanto o goleiro Pedro Rangel desfalca a equipe devido a uma infecção gastrointestinal.

Pelo lado do Avaí, um desfalque chama atenção dos torcedores coxas-brancas: o atacante Alef Manga, velho conhecido da torcida alviverde, está fora do jogo. O jogador – que defendeu o Coritiba na temporada passada – vive um momento conturbado no clube catarinense e foi afastado do elenco avaiano pela diretoria, não sendo relacionado para enfrentar seu ex-time. Além dele, o Avaí não terá o volante JP, suspenso, entre outros nomes entregues ao departamento médico.

Arbitragem

O confronto em Florianópolis terá arbitragem do quadro da CBF. O árbitro principal será Léo Simão Holanda (CE), auxiliado por Renan Aguiar da Costa (CE) e Anderson da Silva Rodrigues (CE) nas bandeiras. O árbitro de vídeo (VAR) ficará a cargo de Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira, de Minas Gerais.

Situação na tabela: Antes de a bola rolar, o Coritiba ocupa a 4ª posição, com 47 pontos, dentro da zona de acesso, enquanto o Avaí aparece em 11º, com 40 pontos. Uma vitória coxa-branca nesta noite colocará o time paranaense na liderança da Série B, chegando aos 50 pontos. Já o Avaí, se vencer, diminuirá a distância para o G-4, mantendo viva a esperança de brigar pelo acesso nas rodadas finais.

Expectativa: A torcida do Coritiba espera uma postura aguerrida do time para encerrar o jejum de vitórias e recuperar a confiança na reta final da Série B. Após três jogos sem vencer – e sem balançar as redes nesse intervalo –, o Coxa precisa reencontrar seu poder ofensivo. A comissão técnica pregou foco total, e os jogadores sabem que o resultado positivo em Florianópolis pode ser um divisor de águas, recolocando o Coritiba no caminho do acesso à série A. Do outro lado, o Avaí deve vir motivado pela estreia de seu novo técnico e pelo apoio de sua torcida, o que promete um duelo difícil. Ainda assim, o objetivo alviverde é claro: voltar para Curitiba com os três pontos na bagagem e a liderança reconquistada. Vamos pra cima deles verdão!!