Coritiba SAF
Rede Coxa

Notícias

Entenda tudo que aconteceu na reunião de discussão sobre o novo Estatuto

O presidente do Conselho do Coritiba, Jamil Ibrahim Filho, tomou a iniciativa de convidar representantes das torcidas organizadas e de canais de mídia ligadas ao Coritiba para uma conversa aberta sobre o novo estatuto do clube associativo.

O encontro ocorreu na sala do Conselho e durou pouco mais de 4 horas, das 18h às 22h15.

Perguntas foram enviadas com antecedência e cada ponto foi explicado, debatido e algumas sugestões acatadas para posterior análise.

Alem do presidente do conselho, participaram também:
Jamil Ibrahim Tawil Filho – Presidente Conselho Deliberativo
Renato Camargo Navarro Peres – 1º Vice-Presidente
Caio Otávio Linder Schane – 2º Vice-Presidente
Fernanda Klamas – Jurídico Associação
André Gonçalves Zipperer – Presidente da Comissão de Reforma Estatutária

A previsão é que o texto final do estatuto e a votação ocorram até o final de agosto. Após aprovação, são 60 dias para marcar as eleições, que devem ocorrer por novembro.

A justificativa para que apenas agora fosse possível abrir a conversa sobre o estatuto é que existiam pontos a serem construídos, que não haviam referências anteriores, e que precisaram ser elaborados e validados, visto que este deve ser o primeiro estatuto de um clube associativo após a venda de parte das ações para um SAF.

Alguns tópicos que foram comentados:

•⁠ ⁠Dividendos referentes aos 10% sobre a SAF só serão distribuídos após 3º ano, se houver lucro.

•⁠ ⁠Um site próprio da associação está em construção. Existem informações e conteúdos distintos a serem publicados.

•⁠ ⁠Existe uma disposição transitória no estatuto para que diretores de 2021/23 estejam ligados ao clube, caso precisem da memória de venda da SAF ou para qualquer esclarecimento. Ou seja, foi a maneira que encontraram de manter os líderes da venda para a SAF ligados ao clube.

•⁠ ⁠A proposta inicial do grupo era reduzir para 60 conselheiros, mas o conselho deliberativo não aprovou e o número proposto ficou em 120 membros;

•⁠ ⁠Um termo de compromisso será criado para que o representante assuma a posição e os interesses da Associação e diminuir o risco de tomar decisão or interesses pessoais;

•⁠ ⁠Por não haver previsão estatutária para este momento do clube, o conselho deliberativo instrumentalizou que o grupo atual tem poderes para conduzir o novo estatuto e a nova eleição. Isto está pacificado.

•⁠ ⁠Depois da aprovação do estatuto e da nova eleição será possível manter a associação do clube, respeitando seu histórico como sócio. Haverá prazos para manutenções e adesões. Ou seja, para quem quiser, poderá pagar para ver os jogos do COXA (SAF) e outro valor para se manter associado ao Coritiba. Aqui para ter direito politicos, por exemplo;

• Importante ressaltar que, o modelo atual de sócio com direitos políticos no clube + direitos de ir aos jogos não existirá mais. A SAF vai vender os pacotes dos jogos, as regras e benefícios serão todas determinadas por eles. Os benefícios políticos serão só para quem for contribuinte do COXA Associativo. Regras serão definidas pelo novo Conselho.

•⁠ ⁠Há uma discussao sobre inadimplemento de proprietário de cadeira cativa que perderam seus direitos após ficar inadimplente por 3 meses. O contrato diz que o tempo é 1 ano, o tema deve ser debatido em conselho da SAF. Há casos de ida ao Procon . Hj são cerca de 1500 cadeiras de proprietários. Lembrando que no caso de um novo estádio estes tem direito adquirido a suas cadeiras.

•⁠ ⁠Pessoas e perfis dos donos da saf não estão públicos no site. A associação já notificou a SAF, que está arrumando;

•⁠ ⁠A partir do momento que o CT de Campina Grande for entregue, o CT de Pinhais passará para a SAF. A Associação terá seus 10%.

•⁠ ⁠A SAF tem 2 anos, a partir da obtenção de licenças, para entregar o novo CT;

•⁠ ⁠A partir do 7º ano são obrigados a construir o estádio. Limite para entrega é o 10o ano. Nada impede de a SAF começar antes;

•⁠ ⁠Antes da polêmica recente sobre a estrutura, a Associação já havia feito um pedido de esclarecimentos para a SAF sobre a manutenção do estádio.

Aquilo que eu entendo que foi relevante na conversa está aí, tentei ser o mais transparente e fiel com a nossa torcida !!

Preciso agradecer ao presidente Jamil pela cordialidade e transparência nesta reunião. Foi muito esclarecedora e estabeleceu um bom espaço de diálogo com a torcida.