Gustavo Morínigo. Foto: Divulgação/Coritiba
Gustavo Morínigo. Foto: Divulgação/Coritiba

Opinião

A cara de Morínigo

Tenho falado reiteradamente que a principal ideia de jogo do treinador paraguaio é um 4231 com dois volantes mais fixos para dar liberdade aos laterais tanto fazerem a transição ofensiva como atuarem como verdadeiros pontas.

Não a toa Romário tem triangulado com Paixão, tem feito boas partidas ofensivas criando possibilidades ao lado do piá da base e do Rafinha. Por outro lado Natanael tem ido mais ao fundo, tem carregado mais a bola, tem feito cruzamentos e até finalizou. Já deu uma assistência!

A utilização dos laterais para essas duas funções – ser o ponta e ser a transição ofensiva – é peça chave não apenas para os atletas da posição. Jogadores como Paixão, Rafinha, Robinho e Wagninho raramente encontram-se isolados nas pontas sem opção de jogadas ou de progressão

A intenção é povoar mais o meio campo ofensivo, fazer com que esses atletas de frente se desgastem menos tendo que marcar os adversários na transição defensiva, flutuação de posições (por isso Rafinha tem jogado melhor) e primordialmente aproximação e triangulações!

Com outros técnicos os laterais passavam pouco do meio campo, os pontas abriam e ficavam isolados, os volantes eram responsáveis pelo centro do campo (criatividade e transição ofensiva) e assim perdíamos sempre o setor, quase nunca tínhamos a posse de bola!

Além de mostrar resultado prático nos 3 primeiros jogos, o Jeito Morínigo fez com que atletas subissem de produção. O desafio agora é ajustar a transição defensiva, pois essa maneira de jogar será utilizada contra times mais fracos, os quais nos darão a bola pra posse!

Contra times melhores, teremos que ajustar os atletas na fase defensiva e principalmente teremos que ter um ponta de velocidade pra contra ataque. Enquanto esse atleta não chega, o gringo testará Natanael na função, deixando Igor como lateral (por isso o teste no último jogo).

Me agrada o trabalho do treinador! Temos um jeito de jogar o qual explora melhor nossas peças. Jogadas ensaiadas de bola parada começam a aparecer e em jogos mais truncados poderão fazer diferença.

SAV