Opinião

"Eu posso carregar o Coritiba"

Pensei demais em como escrever essa coluna e talvez seja uma das mais difíceis que fiz.
Hoje vou escrever sobre meu posicionamento em relação à péssima fase que o Coritiba apresenta. O Coxa caiu de rendimento, isso é notório e eu poderia enumerar aqui algumas causas, mas esse não é o enfoque que eu quero dar ao texto. A diretoria tem errado, principalmente no que diz respeito a contratações ou a permanência do diretor de futebol, mas esse também não é o objetivo da minha coluna de hoje. Quero falar de nós, torcedores.

O acesso que antes parecia inevitável, hoje está em cheque e, se eu fosse estatístico, diria que teríamos 50% de chances perante o atual cenário. Dito isso, o que nós, torcedores, podemos fazer para melhorar ou piorar as nossas chances?

Xingar muito em redes sociais é algo que estamos acostumados. Destilar o ódio já faz parte do cotidiano das torcidas de futebol mundo afora. Afinal de contas, isso ajuda, atrapalha ou não faz a diferença? Por muito tempo eu diria que não faz a diferença, mas por muito tempo, não estive a frente de uma das maiores páginas de torcedores do Brasil. Hoje eu posso afirmar que sim, atrapalha. Muitos consumidores da marca Coritiba se baseiam nas escolhas de outros torcedores, tanto positivamente, quanto negativamente. Se a fase é boa e a torcida abraça o time, inclusive nas redes sociais, a tendência é que mais torcedores abracem a causa. Quando a fase é negativa e os comentários se tornam ainda mais negativos, a tendência é que as pessoas larguem a causa. O fulano que estava pensando em se associar começa a repensar onde investir o seu dinheiro e, o ciclano que é sócio mas está desanimado, as vezes resolve simplesmente parar de pagar. Isso é bom para o Coritiba? Claro que não! Isso pode ajudar ou atrapalhar o acesso nesse ano tão importante? É óbvio que vai atrapalhar.

Ah Luiz, então a culpa é da torcida? NÃO. Não é uma questão de culpa, e sim do que nós, meros torcedores, podemos fazer para tentar dar alguma vantagem ao clube perante o cenário negativo de 5 jogos sem vitórias.  Claro que dá muita raiva. Eu também estou irritado, me sentindo para baixo.  O que peço, é que ao invés de nos digladiarmos com palavras, possamos agir de maneira racional, tentando atrair mais torcedores para nossa causa, abraçando o Coritiba, a instituição e não as pessoas que estão lá.

Ao invés de mandar o Samir tomar no *, convidar os amigos para abraçarem o clube, e quem sabe, dar um pouco de folego financeiro ao Coxa, para que o acesso venha. Não tenho a mínima intenção de defender diretores, muito pelo contrário, mas minha prioridade é o acesso. O Coritiba precisa subir. Eu preciso que o Coritiba suba para poder ser uma pessoa melhor, mais calma e mais feliz.

Vamos abraçar o clube! Vamos subir o Coritiba já que ele não vai conseguir fazer isso sozinho.

Parafraseando o sábio Samwise Gamgee, eu não posso carregar este fardo pelo Coritiba, mas eu posso carregar o Coritiba.

Gif Senhor dos Anéis