Torcida do Coritiba
Divulgação/Coritiba

Opinião

Jogar como Coritiba

Quantas vezes nos últimos anos você ouviu o famigerado termo “coxice”? Quantas vezes durante partidas fáceis ou quase ganhas você não perdeu tufos de cabelo com falhas bisonhas em momentos derradeiros. Quantas vezes você viu o Coritiba sucumbir no fim?

Futebol de verdade não é aquele do playstation no qual barrinhas de força são iguais, onde a técnica e a tática são tudo. No futebol de verdade existe grupo, existe postura, existe imposição física, existe propósito e fundamentalmente existe ambiente de trabalho.

No futebol da vida real, onde salários atrasados e corpo mole pra derrubar técnico existem, não basta ter jogadores bons e um técnico que saiba a teoria do 352 ao 433. É preciso que um conjunto de profissionais estejam imbuídos do mesmo objetivo e focados só nele. Caráter!

O Coritiba de anos anteriores era um time sem alma, onde o resultado era o menos importante. Se ganhasse ótimo, se perdesse ok. Normalizavam vexames, jogavam nossa rica história na lama. Não por maldade, as vezes por ruindade, mas por não ter uma sintonia clara de objetivos.

O Coritiba de 2022 é uma unidade. Diretoria, departamento de futebol, jogadores, comissão técnica, departamento de comunicação e torcida. Todos remando juntos e acima de tudo todos entendendo o tamanho do Coritiba. Uma instituição de elite do Brasil.

Isso é refletido em campo, num time que além de bom tecnicamente e taticamente, come grama e não entrega os pontos facilmente. Não a toa perdeu apenas 3 vezes, está invicto no Couto, foi campeão do estado e virou 7 dos 12 jogos em que saiu atrás no placar. Time de brio!

Renato Follador prometeu em campanha um time de morder o alambrado e em 2022 é justamente o que estamos vivenciando. Com o time titular o Coxa só perdeu uma vez. René Simões é o responsável direto pelo ambiente, onde até mesmo nas famílias dos atletas está o foco da instituição.

Que o termo “coxisse” tenha sido enterrado, que continuemos além de jogar BEM, continuemos suando sangue e comendo grama pelo nosso escudo e nossas cores. Que continuemos jogando como Coritiba. Que continuemos resgatando aquilo que sempre fomos. Um time protagonista!

SAV