Coritiba
Coritiba/Divulgação

Opinião

Otimismo com motivo

Nada melhor do que escrever minha primeira coluna de 2022 em tom de otimismo. E melhor, sentir que há lastro e razões pra tal. Não há fórmula mágica pro sucesso no futebol, porém, para que objetivos sejam alcançados alguns fatores são fundamentais.

O Coritiba larga na atual temporada com a manutenção da comissão técnica que esteve nos últimos jogos do rebaixamento de 20/21, que participou da reconstrução de elenco e acesso em 21, e que está em sintonia com diretoria e torcida.

Quem acompanha minimamente o futebol nacional sabe da raridade que é essa continuidade e sabe também todos os benefícios envolvidos nisto. Conhecer o clube, a torcida, participar de reconstrução de elenco, manter método de jogo e fazer transição de temporada de maneira não abrupta ajuda muito

+ Tudo sobre o Coritiba aqui na Rede Coxa!

Outro fator que me deixa otimista é a manutenção inteligente da base utilizada na temporada passada, escolhendo criteriosamente quem fica e principalmente quem sai. Seria o fim da era da gratidão e inicio de um método de análise mais frio e profissional?

Manter a base de elenco não apenas serve pra termos atletas que sejam uteis na atual temporada, mas principalmente para que haja uma transição de qualificação de time ou mesmo de tipo de jogo de maneira mais harmônica e menos dura. Mandar 20 e contratar 20 do zero atrapalha muito.

Por fim o derradeiro fator que gera esse meu otimismo, e talvez seja o que gere o mesmo sentimento na maior parte da torcida Coxa, é o método de contratação e escolha de jogadores que serão nossos representantes na série A.

Enxergamos uma linha mestra, isso vale pra idade, pra posição e pra caraterísticas dos jogadores. Vemos também parcimônia em negociações, sem loucuras financeiras e algumas oportunidades de mercado bem aproveitadas. Não a toa a maioria dos reforços tem aprovação do torcedor.

No futebol tudo pode dar errado mesmo com planejamento correto, porém, cabe a direção da instituição saber alinhar o planejamento estratégico a médio/longo prazo com as demandas reais do curto. E é isso que eu e grande parte da torcida estamos evidenciando em 2022.

+ Siga a Rede Coxa no Twitter!

Que tenhamos inteligência pra entender cada passo dessa caminhada, que saibamos modular nossas expectativas a curto prazo e que uma ou duas derrotas no Estadual não seja motivo pra crise. Que possamos ter tranquilidade pra alcançar nossos objetivos reais. Estou otimista. Sav.

Tags

Comentários

  • Sérgio Luiz Nascimento

    Não tenho esse mesmo otimismo, a começar pela qualidade do elenco, que mudou pouca coisa em relação ao ano passado, que conseguiu, a duras penas, retornar para a série A. Se o objetivo é permanecer na série A, precisamos qualificar esse elenco. Jogadores como T. Anderson, P. Garcia é o Alexandre, lateral do Corinthians, não possuem credenciais, pelos seus históricos, para atuar na série A. Egídio possui idade avançada e seu rendimento durante a temporada é incerto. Zagueiro uruguaio precisamos ver ainda como irá se portar. Alef Manga é uma reposição do Waguininho. No entanto, 2 contratações, podemos dizer que estariam acrescentando algo mais ao elenco: Andrey e Regis. É muito pouco pra quem quer permanecer na série A.

  • Gustavo Borges

    Quem compara Alef Manga com Waguininho está muito mal informado. Tivemos um upgrade de qualidade absurdo nessa posição.

  • Eli de Abreu Passos

    Amigos coxas, é com satisfação que comento pela primeira vez aqui. Meus respeitos aos coxas que comentam aqui tb. Vejam, não podemos fazer juízo dos jogadores contratados sem vê-los jogar, pelo menos algumas partidas, isso quando chegar na série A. Está diretoria já demonstrou que sabe o que faz, e já disse que não irá fazer loucuras. Vejo com otimismo este ano, sabemos que ainda outros atletas virão, a torcida por outro lado tem que fazer a sua parte, é um absurdo ainda termos pouco mais de 20 mil sócios, amanhã contra o operário será muito difícil, 2×0 pro verdão.

  • roberto ribas

    es…tou confiante …manda bala

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.