Luiz Neto

Coxa deve ter camisa "paranista"

Lançada em agosto de 2018, a marca 1909, pelo menos até agora, lançou apenas uma camisa home do Coxa. Quando eu digo camisa home, me refiro a camisa 1, branca com duas faixas horizontais em verde. Bom, isso está para mudar.

A informação é que a nova camisa 1 já está em produção e a expectativa é que seja lançada para o início do Brasileiro. Que fique claro, é apenas uma expectativa, não tenho nenhum dado concreto. Mas vamos falar do que interessa: como será a camisa, oras bolas.

Pois bem, a camisa será branca com duas faixas verdes, até aí tudo normal e estatutário. A novidade é que ela deverá ter marcas d’água com desenhos remetendo ao Movimento Paranista. Calma, o Movimento Paranista é muito mais antigo que do que o time da Vila Torres. Foi criado lá nos anos 20, com o intuito de criar uma identidade cultural para o estado.

“O Movimento Paranista tem como papel central a construção de uma identidade regional para o Estado do Paraná. O Movimento contou com participação de intelectuais, artistas e literatos que cultuaram e divulgaram a história e as tradições da terra paranaense. Foi um movimento que não teve a consistência de um manifesto, de uma escola ou de uma estruturação teórica ou acadêmica.”

Nossa nova camisa home deve exibir características bem conhecidas por nós, coxas. Um dos grandes símbolos do Movimento Paranista, além da própria bandeira do Estado do Paraná, é a rosácea de pinhões, presente nas calçadas de petit pave do centro de Curitiba. A referência aos pinhões da rosácea deve ser o grande destaque do novo manto. Lembrando sempre que o Estatuto do clube exige que a camisa seja toda branca com faixas horizontais verdes. Dito isto, não espere uma camisa com calçadas, serão no máximo referências em marca d’água.

Finalizando, recomendo muito que todos gastem um pouco de tempo para entender o Movimento Paranista. É muito legal passear por Curitiba, Morretes e Antonina e entender alguns dos símbolos da nossa arquitetura local.