Opinião
The World is changing....
Você já escutou a expressão várias vezes em filmes, séries e principalmente em trailers de novas produções. Hoje ela se aplica no futebol, no Coritiba. Pela primeira vez na história um grande serviço de streaming irá transmitir um jogo do Coxa em caráter exclusivo, ou seja, ou você assiste Pouso Alegre X Coritiba na Copa do Brasil na Amazon Prime, ou não assiste (pelo menos de maneira legal).
Decidi escrever essa coluna depois de ler vários comentários nos grupos da Rede Coxa perguntando o que seria Amazon Prime e como assinar, mas isso é papo para outro texto, aqui é opinião. Vivo na era dos serviços de streaming desde 2015, quando optei por não ter mais um cabo de antena ligado em minha televisão, desde então tenho o costume de assistir o que eu quiser onde eu quiser e a hora que eu quiser, claro, futebol não se aplica na questão de horário, afinal de contas é ao vivo.
Apesar de eu ter escolhido consumir apenas esse tipo de conteúdo, entendo que a grande maioria das pessoas ainda é usuária dos sinais de televisão captados por antenas, e daí vêm a grande sacada da Amazon, que é trazer as pessoas “normais” para dentro da sua carteira de clientes através do futebol nacional. Serviços como HBO Max e Star + já transmitiam esportes desde o ano passado aqui no Brasil, a HBO tem a Champions League enquanto a Disney (dona da Star +) tem todo o catálogo ESPN. Apesar do sucesso, até então ninguém havia conseguido conquistar o povão mesmo, aquela galera que assiste jornal nacional, novela e jogo na Globo. Isso está mudando, “the world is changing”.
O futuro é promissor, e quem sabe daqui a algum tempo uma assinatura de R$9,90 seja o suficiente para garantir o jogo do Coritiba na sua TV, tablet, celular ou sabe deus que novos dispositivos as empresas de tecnonologia irão inventar. A emancipação do futebol brasileiro não é mais um sonho, é uma realidade. A Globo é gigante, mas seu poder aquisitivo tão respeitado a nível nacional pouco pode fazer perante o poder de Amazon ou Disney.
O futuro é digital.