Opinião
Torcedores, calma!
Todo torcedor ou profissional da imprensa que acompanha o Coritiba sabe das dificuldades na montagem do elenco e das suas fragilidades. O Coritiba passou por uma desclassificação vexatória no estadual e entrou na Série B mais dura da história desacreditado.
Com trabalho acima da média da atual comissão técnica e com grandes esforços da diretoria para manter os salários em dia e o clima de paz, o Coxa faz uma campanha irrepreensível. Chega na 28ª rodada da competição liderando com boa margem e com mais de 97% de chance de acesso.
Podemos citar outros grandes feitos como ter a melhor defesa da competição, as segundas melhores campanhas como visitante e mandante, ser o time que mais venceu e que menos perdeu. O time com atual maior série invicta, já são 7 jogos e mais de mês sem saber o que é perder.
Apesar de tudo isso é nítida a oscilação de desempenho coletivo e individual de alguns atletas. Oscilação aliás esperada, cantada lá atrás e que invariavelmente acometeria um elenco curto e com pouquíssimas peças de reposição qualificadas.
O Coritiba não vem jogando bem, vem tendo dificuldade para marcar gols e sair com a vitória. Mesmo contra o Bugre tivemos a sorte da bola bater no travessão naquele Pênalti assinalado no fim. Atuações seguras e com maior destaque individual ficaram escassas.
Paixão, Robinho, Waguininho e mesmo Val vem oscilando e não vêm entregando as mesmas atuações consistentes. Rafinha não é mais o mesmo de outrora e raramente é decisivo. Essa dificuldade ofensiva é o principal ponto nessa fase de oscilação.
Em contrapartida, atrás os pilares do sistema defensivo mais forte da B se sustentam. Foram apenas 3 gols nos últimos 7 jogos. Ótimas atuações de Wilson, Natanael, Henrique e Farias, além de boa regularidade de Biro e Castán. A defesa está segurando a barra e por isso não perdemos.
Faltam 10 jogos, faltam 10 pontos pro acesso e o troféu está mais próximo de nós do que dê qualquer outra equipe (que passam por oscilações também). Essa proximidade do fim aliada a atual oscilação gera ansiedade e angústia na torcida absurdas. E é aí que temos que ter cuidado. Não podemos transbordar essa ansiedade e angústia para o elenco e para a instituição. Não podemos correr o risco de passar por uma crise justamente no momento derradeiro da competição. Agora é o momento de abraçar o time, abraçar cada jogador mesmo que esteja jogando mal.
Momento de relembrar cada boa atuação tanto individual quanto coletiva as quais nos colocaram na atual posição privilegiada na tabela. Agora é a hora H. Não é o momento de cobrar show, mas atuações melhores e principalmente resultados que nos botem na elite do futebol.
Torcedores, calma!!! Vamos ao lado desse elenco batalhador, e sim cheio de falhas, levar nosso Coxa pra Série A. Momento de apoio Incondicional. Contra o Cruzeiro sexta-feira é apoio 110% do tempo. Vamos em busca da vitória e do acesso.
Vamos, Coxa!!!
Sav