Análises
Patrick Vieira, who? Saiba tudo sobre o possível novo lateral do Coxa
Nesta semana o Coritiba deve oficializar a contratação do lateral-direito Patrick Vieira, proveniente do Santa Clara de Portugal.
Patrick tem passagens por América Mineiro, Ipatinga, ABC e América Mineiro novamente, antes de se transferir para o Marítimo de Portugal, em 2015, e continuar no país europeu até essa temporada.
Justamente por ter amadurecido seu jogo longe dos holofotes brasileiros, muitos da torcida coxa-branca (inclusive nós), estão se perguntando: como joga Patrick Vieira? Ele é bom?
Recorremos à plataforma de análise e scout, Wyscout, para analisar alguns vídeos e relatórios gerados sobre o atleta e pudéssemos ter o mínimo de noção de como ele atua.
Como Joga
Patrick é lateral-direito com características bem ofensivas. A maioria das suas ações ofensivas acontecem por dentro. Na construção do Santa Clara, o ponta se posiciona próximo à linha lateral e abre o espaço por dentro para Patrick fazer a ultrapassagem ou a distribuição para o próprio ponta. O lateral costuma cruzar com frequência e, na maioria das vezes, faz o cruzamento em velocidade, sem tentativa de drible ou pausa na corrida para que os atacantes se posicionem melhor e ele possa cruzar com “maior calma”.
Na foto abaixo podemos ver um exemplo dessa ultrapassagem dele pela parte interna do lado do campo.
As características de ataque refletem-se na maneira como ele defende também. Patrick é um jogador que gosta de sair para o combate. No Santa Clara, na maior parte do tempo ele sai à caça do portador da bola pelo lado direito de defesa e o zagueiro preocupa-se com a cobertura do espaço deixado por ele, como na foto abaixo.
Agora, ainda analisando a foto acima, vemos um dos maiores pontos de atenção referentes à maneira de jogo do Patrick Vieira: o ‘buraco’ defensivo deixado por ele.
Por ser um lateral de muita imposição física, velocidade e gostar do apoio ao ataque, Patrick em quase todos os ataques em que o Santa Clara perdeu a posse de bola e o adversário ligou o contra-ataque, precisou voltar ainda mais rápido para a recomposição. Porém, em diversos momentos, ele repetia a ação da foto acima dando o combate no adversário próximo à linha de meio-campo ou, como mostra a foto abaixo, fazendo a perseguição até o outro lado do campo.
O modo combativo do lateral deixa o lado direito com bastante exposição para que o time adversário possa construir com espaço sua jogada de ataque.
Pensando numa atuação no Coxa, Barroca ganha um jogador com muita imposição para atacar e, como gosta o treinador, fazer o ‘perde-pressiona’. Porém, em momentos de contra-ataque em que o time não recuperar a bola logo em seguida, o sistema defensivo Alviverde precisará estar atento ao lado direito e a cobertura do espaço deixado por Patrick até que o lateral retorne do ataque.
Apenas para curiosidade, colocamos abaixo as médias do Patrick em 13 jogos pelo Campeonato Português desse ano versus as 4 partidas do Lucas Ramon, atual lateral-direito do Coxa. Obviamente, o número de partidas influencia no que verão abaixo, mas, como dissemos, é curiosidade para terem uma ideia.
Números médios de Patrick Vieira na temporada 2019/2020
13 Jogos.
Médias / Acertos
Passes: 44 / 83%
Passes Longos: 5.03 / 58%
Cruzamentos: 2.63 / 36%
Dribles: 2.77 / 58%
Assistência para o chute: 1.31
Duelos Defensivos / Ganhos: 6.1 / 62%
Perdas / No seu campo de defesa: 10 / 40%
Interceptação: 6
Números médios de Lucas Ramon no Paranaense 2020.
4 jogos
Médias / Acertos
Passes: 73 / 82%
Passes Longos: 7 / 52%
Cruzamentos: 5.49 / 23.8%
Dribles: 6.5 / 44%
Assistência para o chute: 0.26
Duelos Defensivos / Ganhos: 9.42 / 58%
Perdas / No seu campo de defesa: 13 / 40%
Interceptação: 4.71