Edson Bastos Coritiba
Coritiba/Divulgação

Especial

Edson Bastos diz que o troféu da volta olímpica do Estadual de 2008 nunca chegou ao Couto Pereira

Na história recente do Coritiba, é inegável que o ex-goleiro Edson Bastos seja uma das figuras mais marcantes do clube. Edson Bastos, em entrevista exclusiva à Rede Coxa, contou bastidores da história do título do Campeonato Paranaense de 2008 que antes nunca foram contados. Afinal, onde foi parar aquele troféu da comemoração da volta olímpica dentro da Arena da Baixada? Veja trechos da entrevista abaixo e confira a história por trás da conquista do Estadual!

A história do atleTiba na final do Estadual de 2008

Entre vários assuntos conversados com a Rede Coxa, o ex-goleiro contou que aquela partida contra o Athletico Paranaense foi uma das mais marcantes na história da sua passagem pelo Verdão.

Foram muitos momentos bons, como todo atleta, temos os momentos bons e ruins, né. Isso é inevitável na carreira de um atleta. Mas eu prefiro ficar só com as lembranças só dos momentos bons, cara. Então, eu acho que um jogo que ficou pra história, que ficou marcado, foi o título dentro da Arena da Baixada, que isso não se apaga. Uma volta olímpica dentro do estádio do seu maior rival, eu acho que isso é uma coroação de um trabalho bem feito.

Edson comentando sobre seu momentos marcantes na história do Verdão.

Ao final do conto sobre seu momento marcante da história do Coxa, Edson Bastos comentou: ” — Eu, hoje, no final, vou revelar um segredo pra vocês aqui, que eu acho que ninguém sabe, e vocês vão saber em primeira mão.”

Mas para entender o segredo posteriormente revelado por Edson Bastos, vale uma lembrança sobre o emblemático 04 de maio de 2008. Naquele domingo ensolarado, o Coritiba e o Athletico Parananse entraram em campo para disputar a final do Campeonato Estadual daquele ano.

A vantagem era Alviverde por ter vencido o primeiro jogo no Couto Pereira por 2 a 0, logo, só necessitava segurar o resultado fora de casa.

+ Tudo sobre o Coritiba, aqui na Rede Coxa!

Aquele Coritiba entrou em campo com: Edson Bastos; Maurício, Nenê e Jéci; Pedro Ken, Rodrigo Mancha, Careca, Carlinhos Paraíba e Ricardinho; Thiago Silvy e Keirrison e o técnico era Dorival Júnior. Ainda entraram na partida Marlos e o carrasco rubro-negro, Henrique Dias.

O Verdão chegou a sofrer 2 a 0 do rival e viu a festa Alviverde ser atrapalhada naquele domingo, porém, aos 19 minutos da segunda etapa, Henrique Dias marcou de cabeça para o Verdão e cravou o título Coxa-Branca. Como curiosidade, a diretoria do Athletico Paranaense não permitiu que o Coritiba recebesse o troféu de campeão dentro da Arena da Baixada.

Troféu da comemoração do Coritiba

Ao apitar do árbitro Heber Roberto Lopes, o Coritiba fez festa dentro da Arena da Baixada. Mas como a diretoria do clube rival não autorizou a entrega do troféu no estádio, os jogadores Alviverdes conseguiram um troféu simbólico – até hoje não sabe-se se foi o roupeiro do Coritiba que levou ou conseguiram da torcida Alviverde no estádio – para fazer a comemoração

Coritiba Troféu
Jogadores do Coxa com o troféu que foi conseguido no momento da comemoração. (Foto: globoesporte.com)

O troféu levantado pelo zagueiro Jeci, hoje ilustra as prateleiras do ex-goleiro Edson Bastos. Ainda na entrevista, Edson contou a história sobre o troféu.

+ Siga a Rede Coxa no Twitter!

Isso aqui ó [apontando para o troféu]. Esse troféu tem história e ele está comigo. Esse troféu, 2008, Paranaense, um atleTiba dentro da arena, esse troféu apareceu. Nós demos a volta olímpica com ele. Não era o troféu oficial. Esse troféu tem um significado gigantesco pra mim. Então guardei ele, entrei pro vestiário, guardei dentro da bolsa, e hoje, em primeira mão, ‘tô’ mostrando pra vocês.

Edson bastos revelando que ficou com o troféu da comemoração.
Edson Bastos
Edson Bastos mostrando o troféu que guarda consigo há mais de 12 anos. (Foto: Arquivo Rede Coxa)

Edson Bastos ainda foi perguntado se não tinha comunicado os restantes companheiros sobre ter levado o troféu pra casa e complementou a história: ” — Ah, fiquei comigo… Nem o Coritiba sabe disso (…) Não sei se foi o roupeiro que levou, ou se apareceu da arquibancada, só sei que apareceu esse troféu. Nós fizemos a festa dentro da Arena com ele e até hoje todo mundo esqueceu do troféu. Mas o nego velho aqui pegou o troféu e saiu quietinho com o troféu. guardei o troféu, se passaram quase 13 anos e está ele aqui ó.

Só um recadinho para os athleticanos, tá? Tá aqui comigo, hein? Esse daqui [apontando para o troféu], se soltar dentro da arena, ele já sabe a volta que dá, hein (risos)

Complementou Edson Bastos com seu troféu exclusivo da comemoração do Estadual de 2008.

Curtiu esse bate papo? Fica ligado nas redes sociais da Rede Coxa porque logo menos terão muitos outros trechos da entrevista com o guarda-redes Coxa-Branca. Ative as notificações do Youtube da Rede Coxa que a entrevista estará disponível ainda neste mês de setembro!

Tags

Comentários

  • Adriano Rattmann

    Eu levei o troféu para o jogo e na entrada do estádio colocamos na mochila do Ricardo Zanoncin que trabalhava comigo na Comunicação do Coxa. Ao término da partida entreguei nas mãos dos jogadores para a volta Olímpica. Foi histórico.

    • Gustavo Rezende

      Exatamente ! Adriano Rattmann levou o troféu “simbólico” e foi útil para dar a 1/2 volta olímpica .

      Mais uma curiosidade , parte da comissão técnica, roupeiros , e diretores que estavam no vestiário ficaram trancados por eles para não poder comemorar juntos aos jogadores em
      Campo.

      Uma vergonha sem tamanho !

  • Handerson Giovanini

    E a pergunta que não quer calar: A federação entregou o troféu no Couto?

  • Bom dia!
    E o presidente dessa época 2008. Porque não cobrou o troféu da Federação Paranaense de Futebol. e a mesma FPF, porque não reconheceu o título do Coritiba?
    O que o Hélio Curi presidente da FPF fez com o troféu do Coritiba!
    Nós torcedores COXAS BRANCAS, pedimos gentilmente para o atual presidente do CORITIBA FOOT BALL CLUB – PARANÁ. Para que busque esse troféu que pertence ao CORITIBA por direito legal e conquistado dentro de campo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.