Goleadas Coritiba
Foto: Coritiba/Divulgação

Especial

#TBT Alviverde: Semana de goleadas do Coritiba na história

Sem economizar em saldo de gols, o Coritiba coleciona placares elásticos em sua história durante a primeira semana de Maio

Os gols não faltaram para o Coritiba durante a primeira semana do mês de Maio. Entre Campeonato Paranaense, Brasileiro, Copa do Brasil e o Torneio “Dia do Trabalhador”, o Coxa balançou a rede 174 vezes, sendo assim, o TBT alviverde de hoje relembra as maiores goleadas aplicadas pelo Coritiba de 01 à 07 de Maio na história.

5×1 no Cruzeiro pelo Torneio “Dia do Trabalhador”

A cidade de Curitiba recebeu o embate entre Coritiba e Cruzeiro pelas festividades do feriado do Dia do Trabalhador em primeiro de maio de 1981. Após empatar em 0x0 com o Vasco, o Coxa venceu a equipe mineira diante de um público de quase 14 mil pessoas no Couto Pereira. Os gols foram de Bozó, Capitão, Paulo César e mais dois de Viana, garantindo o título do torneio para o Verdão.

6×2 contra o Paranaense Futebol Clube

Ainda em 01/05, o Coritiba venceu o já extinto Paranaense Futebol Clube em 1942 pelo placar de 6×2. A partida foi disputada no estádio Belfort Duarte, antigo Couto Pereira, pelo campeonato paranaense. Bananeiro duas vezes, Batista, Neno, Saul e Cecílio foram os responsáveis pelos gols marcados pelo time da casa, garantindo a vitória elástica e mais um passo para a conquista do título daquele ano.

4×2 sobre o Grêmio Maringá

Viajando para o interior do estado em 1976, o Coritiba goleou os donos da casa por 4×2 pela disputa do título paranaense daquele ano. O Grêmio Maringá chegou a marcar duas vezes, mas os dois gols de Puruca, um de Eli Carlos e um Wílton comandaram a vitória alviverde fora de casa. Mais tarde naquele campeonato, o Coxa foi hexacampeão Paranaense.

6×1 no Rio Branco pelo Campeonato Paranaense

Nossa viagem no tempo volta até 03 de maio de 1958, quando o time comandado por Fedato chegou a vitória contra o Leão da Estradinha com gols de Ivo, Miltinho, Ramon, dois de China, além de um contra dos visitantes, pelo Campeonato Paranaense no Estádio Joaquim Américo.

7×1 no Paranaense e no Brasileiro

Uma das primeiras goleadas do Coritiba na história aconteceu em 04 de maio de 1924. A partida disputada no Estádio da Graciosa, onde hoje fica o centro de treinamentos do clube, ficou marcada pelos 7 gols do time alviverde. O triunfo Coxa-branca sobre o Paraná Sport Club, fundado em 1910 e extinto em 1926, veio com três gols do ponta esquerda Staco, dois do meio-campista Bebê, e Pandu e Perin com um tento cada.

Exatos 56 anos depois, o Coritiba repetiu o placar de 7×1, desta vez no Couto Pereira pelo Campeonato Brasileiro de 1980. A vítima da vez foi o Desportiva do Espírito Santo, que sofreu com três de Claudinho, dois de Gardel, um de Freitas e um de Rodinaldo. E essa não foi a primeira vitória por esse placar em 1980. Menos de um mês antes, o Coxa venceu o Ferroviária do Ceará pelo mesmo marcador no Couto Pereira.

6×0 no Palmeiras pela Copa do Brasil

A disputa pelas quartas de final da Copa do Brasil em 05 de maio de 2011 ficou marcada por diversos fatores além, é claro, do placar final de 6×0 para o Coritiba.

As declarações polêmicas do então técnico do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, empolgaram ainda mais a equipe de Marcelo Oliveira para o confronto no Alto da Glória. Antes do jogo, o Coxa acumulava 23 vitórias seguidas, mas, para os adversários, somente chegou a tal número por ainda não ter enfrentado um “time grande”.

Anderson Aquino, Bill, Davi, Emerson, Geraldo e Léo Gago foram os responsáveis pela festa de quase 29 mil torcedores no Couto Pereira.

Final de semana com saldo positivo de 6 gols

Chegando ao final da nossa viagem pela história da primeira semana de maio, o Coritiba economizou no placar, mas garantiu duas vitórias por 3×0 em 06 e 07 de maio.

Contra o CSA pela Copa do Brasil de 2009, os responsáveis pelo triunfo alviverde sobre o time alagoano no Couto Pereira foram Ariel Nahuelpan, Marcelinho Paraíba e Ramon. Assim como em 07 de maio de 1995, o Matsubara sofreu com dois gols de Brandão e um de Ademir Alcântara no Couto Pereira, pelo Campeonato Paranaense daquele ano.