Teatro Hauer
Acervo Família Egg

Especial

Teatro Hauer: a primeira casa e palco de fundação do Coritiba Foot Ball Club

São 112 anos de história e com tanto tempo, títulos e personagens, locais ficam eternamente marcados na história do Coritiba Foot Ball Club. O Couto Pereira é inegavelmente o palco mais marcante da trajetória do clube, porém, outro local na capital paranaense também se faz muito importante para a história: o Teatro Hauer. Nas dependências deste teatro houve uma reunião entre alguns curitibanos que logo se tornariam os coritibanos, para fundar o maior e mais tradicional clube do estado do Paraná.

+ Todas as novidades sobre o Coritiba, aqui na Rede Coxa!

O inicio da arte no estado do Paraná

Localizado na rua Mateus Leme, esquina com a rua 13 de Maio, o palco da reunião da fundação do Coxa foi construído em 1889 por Joseph Hauer e Ludovico Carlos Egg, ambos imigrantes alemães e moradores da região de Curitiba. O local foi o segundo teatro da história da cidade e em 1891 começou a funcionar com apresentações teatrais que ficavam por conta da Companhia Dramática Alemã.

Após cerca de cinco anos, o outro teatro da cidade, o teatro São Teodoro acabará por ser transformado em uma prisão após Revolução Federalista chegar em Curitiba. Com isso, o Teatro Hauer se torna o único teatro em funcionamento da cidade.

Após poucos anos de funcionamento como Teatro e palco para apresentações das companhias espanholas e alemães, o Teatro Hauer em 25 de agosto 1897, foi o palco para a primeira exibição do cinematógrafo da companhia de Variedades de Faure Nicolay. A primeira exibição de uma espécie de cinema foi realizada dentro das acomodações do Teatro Hauer. (Chorographia do Paraná, 1899 – PARANÁ, Sebastião)

Em meio ao cenário de transformação da capital paranaense, o Teatro Hauer foi palco de inúmera e variadas atrações, o cenário de fatos históricos do Paraná fechou as portas durante a década de 1930 e posteriormente foi utilizado para Bingos e também igrejas evangélicas. Atualmente, na instalação se encontra um restaurante de comida vegana.

A fundação do Coritiba

Os mais belos momentos da história do Coritiba ocorreram no Alto da Glória, porém, antes mesmo de chegar no estádio, os primórdios da fundação Alviverde iniciaram-se no Alto São Francisco, onde ficava a sede do Teuto Brasilianischer Turnverein Zu Curitiba ou em português, Clube de Ginástica Teuto Brasileiro de Curitiba.

+ Siga a Rede Coxa no Twitter!

Foi na primeira década do século 20, em que Frederico Essendelder, o famoso Fritz, apresentou para um grupo de colegas, a novidade que havia trazido do sul do país e oriunda da Europa: uma bola de futebol. Em 12 de outubro de 1909, nas dependências do Teatro Hauer, foi realizada a reunião para planejar a viagem para a cidade de Ponta Grossa (PR) para ser realizada a primeira partida da história do estado do Paraná, contra o Club de Foot-Ball Tiro Pontagrossense.

Poucos meses depois, no dia 30 de janeiro de 1910 era fundado o Coritibano Foot Ball Club. Porém, com ideia de João Vianna Seiler, que posteriormente iria ser o 1º presidente do clube e seu patrono, a data oficial passaria ser 12 de outubro de 1909, por ter sido aquele o dia em que a reunião tivera ocorrido nas dependências do Teatro Hauer e firmado o convite para aquele que seria a primeira partida – do ainda não fundado – Coritibano Foot Ball Club.

Tens em seu nome Coritiba Foot Ball Club

Em 30 de janeiro de 1910 foi aprovada a ata de fundação do Coritibano Foot Ball Club e ainda nesse ano, o time iniciou suas atividades no campo de futebol do Jockey Club Paranaense, localizado no bairro do Prado Velho.

Ata de Fundação
Ata de Fundação do Coritiba Foot Ball Club (Imagem: Coritiba)

Em 21 de abril do mesmo ano, foi aprovado o primeiro estatuto da história do clube, onde foi firmado a mudança do nome do clube para Coritiba Foot Ball Club. Para coroar o ano de 1910, foi realizada a primeira partida do clube que já tinha estatuto, nome e ata de fundação. Um 5×3 frente a equipe de Ponta Grossa, o Coritiba era formado por Walter; Artur e Weigert; Emilio, Alfredo, Willy; Fritz Essenfelder, Leopoldo, Waldemar, Luiz Paiva e Rudolf. (Fonte: Coritiba, Gazeta do Povo e Grupo Helênicos)

São 112 anos da fundação e inúmeras histórias vitorias do 1º campeão Brasileiro do estado do Paraná.