Coritiba/Divulgação
Coritiba/Divulgação

Notícias

A superioridade do Coritiba em atle-Tibas no Estadual; veja o retrospecto

Nesta quarta-feira (16), às 20h30, a bola rola no Couto Pereira para o maior clássico do estado do Paraná, o atle-Tiba. Coritiba enfrenta o Athletico-PR para a partida de número 349 da história entre os clubes e o retrospecto do confronto entre as equipes é favorável para a equipe Coxa-Branca. O clássico atle-Tiba teve sua primeira partida em 1924 e em 2022 o clássico chega a 98 anos de história.

+ Tudo sobre o Coritiba, aqui na Rede Coxa!

A superioridade do Coritiba em atle-Tibas dentro do Paranaense

O primeiro clássico foi disputado pelo Campeonato Paranaense no dia 08 de junho de 1924 e com o mando de campo ao seu favor, o Coxa venceu a partida por 6 a 3. Desde lá, pelo Campeonato Paranaense, o atle-Tiba já foi disputado em 269 oportunidades, com 106 vitórias do Coxa, 80 empates e 89 vitórias athleticanas. O Verdão ainda marcou mais gols dentro da disputa, são 399 gols marcados e 340 gols sofridos no confronto.

A maior sequencia dentro de vitória dentro do Paranaense também é Verde e Branca, com seis vitórias seguidas entre setembro de 1950 e janeiro de 1953, o Verdão alcançou o maior número de vitórias consecutivas no clássico. Outro ponto de conquista Alviverde, entre fevereiro de 2009 e fevereiro de 2013, o Coxa garantiu 11 jogos de invencibilidade no clássico dentro do Estadual.

Na virada para o novo milênio (após o ano de 1999) são 43 jogos disputados, 20 vitórias do Verdão, 11 empates e apenas 12 derrotas.

(Fonte: Grupo Helênicos)

Geraldo Coritiba Atlético-PR Campeonato Paranaense (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)
Geraldo, atacante angolano e ‘carrasco’ do Athletico em clássicos, com quatro gols marcados em atle-Tibas. (Reprodução/Coritiba)

– Graças a Deus, sempre fui iluminado em Atletiba. Dava sorte em Atletiba. E fui iluminado por jogar no Coritiba e fazer gol no Atlético. Fazer gol é a melhor coisa que existe. A semana antes do clássico já era diferente. Os colegas apontavam para mim e falavam que eu faria gol.

Geraldo, em entrevista ao ge.com em 2016.

O clássico desta 8ª rodada terá a transmissão da TV Coxa Prime e também transmissão gratuita do canal do MuuhPro na Twitch. A bola rola às 20h30 e a Rede Coxa trará tudo em primeira mão com o pré-jogo, tempo real e pós-jogo lá no Twitter. Aproveita para nos seguir!