Coritiba/Divulgação
Coritiba/Divulgação

Notícias

Comissão técnica, projeto, estádio para disputa e muito mais; veja informações sobre o futebol feminino do Coritiba

Neste sábado (19), o Coritiba anunciou a parceria com o futebol feminino do Imperial Futebol Clube e o clube agora está cumprindo as determinações solicitadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na Lei de Licenciamento de Clubes. A lei determina que todos os clubes da Série A tenham um clube feminino ativo para a disputa da competição nacional.

A Rede Coxa esteve em contato com Leandro Chibior, técnico do Imperial, para saber maiores informações sobre o projeto e como funcionará a parceria com o Coritiba. Veja todas as informações abaixo!

“Estamos bem motivados com essa parceria, o Coritiba sempre fez parcerias com equipes fora da cidade, e agora com a parceria Coritiba/Imperial podemos aproximar a torcida do Coritiba com o futebol feminino, para as nossas atletas isso é muito importante, pois vão se sentir mais valorizadas com esse apoio tanto do Clube e da torcida.”

Leandro Chibior, técnico da equipe feminina.

Forma da parceria e competições do ano de 2022

Desde 2014, o Imperial conta com o projeto para o futebol feminino e atualmente o clube trabalha com cerca de 50 atletas ativas no projeto. Para o Coritiba/Imperial, o Verdão deve contar com atletas que já estão em um estágio mais avançado de preparação para atuarem em alto rendimento.

“A princípio será essas duas categorias (sub-17 e sub-20), caso tenha Campeonato Paranaense sub-17 feminino fica a critério do Coritiba disputar ou não, a Federação Paranaense já publicou o arbitral em seu site e estamos avaliando.”, pontuou o técnico da equipe. Estivemos em contato com a diretoria do Coritiba e recebemos a confirmação do interesse na competição que deve iniciar em maio deste ano.

Além das competições regionais adulta e sub-17, o Coxa deverá disputar a competição do Campeonato Brasileiro Sub-20 e existe uma possibilidade de disputa do Brasileirão A-3 feminino. Por questões de critérios de classificação, o Coxa deverá contar algumas desistências dos clubes que estão na sua frente do ranking da CBF para ter direito a disputa. Ao menos quatro clubes deverão ter a desistência confirmada para o Coritiba/Imperial ter o direto de competir no A-3.

Imperial
Atual elenco do Imperial. (Foto: Imperial/Divulgação)

+ Siga a Rede Coxa no Twitter!

Estádio para disputa e comissão técnica do Coritiba/Imperial

Em primeiro momento, as partidas do futebol feminino não serão disputadas no Couto Pereira.

As partidas serão no estádio do Imperial, mas caso a equipe chegue às finais poderá ser avaliado com a direção da Coritiba uma possível partida no Couto Pereira“, destacou Leandro em entrevista à Rede Coxa. O Imperial conta com estádio Octávio Silvio Nicco, localizado no bairro Mossunguê, em Curitiba.

Estádio Octávio Silvio Nicco. | Antônio More/Gazeta do Povo
Estádio Octávio Silvio Nicco, localizado em Curitiba. (Foto: Antonio More)

A comissão técnica do Coritiba/Imperial terá ao menos cinco nomes em seu plantel. Profissionais com certificações de cursos da CBF e formação acadêmica na área, o Verdão deverá ter uma equipe com alta capacidade de formar atletas de ótimo nível de disputa nacional e regional. Além das jogadoras que já compõem o elenco do Imperial, existe a tendência que a comissão técnica ainda receba outras jogadoras em processo de transferência para compor o elenco.

A comissão técnica será composta pelos seguintes profissionais:

  • Treinador – Leandro Chibior (Licença Pro da CbF);
  • Preparador Físico – Diego Borges;
  • Auxiliar Técnico – Marlon Major (Licença C da CBF);
  • Auxiliar Técnico – Fernando Valeixo;
  • Preparador de Goleiras – Lucas Franquito.

O trabalho da equipe do Imperial já é reconhecido por grande parte do Brasil. Na última convocação da técnica Pia Sundhage convocou a goleira Mayara, que atualmente está na equipe do Internacional, mas é formada nas categorias de base do Imperial.

Outras atletas recentemente convocadas para a Amarelinha, são as jogadoras Kedima e Manu Olivan, contudo, as atletas ainda atuam na categoria Sub-17, mas estão com a Seleção Brasileira para a disputa do Sul-Americano Sub-17. Kedima atualmente atua na equipe do São Paulo e Manu está no Corinthians.

Para saber todas as informações do Coritiba Feminino, fique ligado aqui no site da Rede Coxa!