Notícias

Controvérsias cercam concurso 'Manto da Glória' do Coritiba

O Coritiba Foot Ball Club lançou recentemente o concurso “Manto da Glória”, que permite aos torcedores criarem o próximo uniforme oficial do time. Seis modelos foram selecionados para a fase final, onde a escolha da camisa vencedora será feita por votação popular. O torcedor que tiver sua arte escolhida ganhará um prêmio de R$ 5.000,00 e terá sua criação eternizada nos gramados.

Entretanto, o concurso não está livre de polêmicas. Alguns torcedores alegam que as camisas finalistas de número 5 e 6 não cumprem uma das regras fundamentais da competição: a proibição de alterações nas cores do escudo do clube.

O clube se manifestou sobre a questão e afirmou que “todas as camisas finalistas seguem adequadamente o regulamento da campanha, publicamente disponibilizado. Nele, as cores monocromáticas estão autorizadas”. Dessa forma, a direção entende que não houve descumprimento das regras por parte dos designs selecionados.

Outro ponto levantado pela torcida é a segurança do sistema de votação. Relatos indicam que é possível utilizar CPFs falsos, gerados por sites, para votar no concurso. Como há um prêmio financeiro envolvido, muitos questionam a escolha desse método de votação.

O Coritiba assegurou que “o sistema não permite a utilização de CPFs inválidos. Ao longo do processo de votação, serão feitas checagens contínuas adicionais direto na Receita Federal, o que eliminará todo voto oriundo de CPFs não validados, inviabilizando quaisquer fraudes”. Sobre o Coxa id, quem o utilizar não precisará validar o cadastro, mas o regulamento, até para que um número maior de torcedores possa participar, não restringe a votação a quem já possui o Coxa id.