Notícias

Copa do Brasil x Campeonato Paranaense: veja a premiação das duas competições

O Coritiba nesse inicio de temporada disputa duas competições simultaneamente. Mesmo sabendo da importância simbólica do campeonato estadual, a diretoria coxa-branca trata como prioridade inicial a disputa da Copa do Brasil. O principal motivo desta escolha é a diferença enorme do número de jogos e da premiação de ambos os torneios. Veja abaixo detalhes das duas competições:

COPA DO BRASIL

A Copa do Brasil é uma das competições que mais oferecem premiações no Brasil. Para a definição da premiação de cada time, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) dividiu os participantes em três grupos: Grupo I (15 primeiros colocados no Ranking Nacional de Clubes da CBF 2022), Grupo II (demais clubes participantes da Série A do Brasileiro) e Grupo III (demais times).

Valores das premiações da Copa do Brasil para 2022 — Foto: Reprodução Site CBF
Valores das premiações da Copa do Brasil para 2022 — Foto: Reprodução Site CBF

Por disputar a Série A, o Coritiba atualmente encontra-se no bloco II no sorteio da CBF. Com isso, apenas por participar da competição o Coxa adquiriu 1 milhão e 90 mil reais aos seus cofres. Ao vencer o Bahia de Feira e avançar para a próxima fase na última quarta feira (24), o Coxa acrescentou na sua premiação mais 1 milhão e 190 mil reais.

O adversário do Coritiba na próxima fase sairá do confronto entre Pouso Alegre x Paraná Clube, caso o Verdão vença a próxima partida e avance para a próxima fase, receberá mais 1 milhão e 900 mil reais de premiação da CBF. Em caso de título, o Coxa arrecadará aproximadamente 80 milhões de reais.

CAMPEONATO PARANAENSE

O campeonato estadual vem anualmente perdendo sua atratividade. O Coritiba esse ano definiu que jogaria realizando vários testes, inclusive iniciando algumas partidas com vários atletas vindo das categorias de base. O principal motivo disso é a falta de premiação da competição. Em 2022, ao conquistar o título, o time vencedor receberá apenas um troféu de campeão, que na atual edição se chamará “Taça Renato Follador”, porém não existe nenhuma compensação financeira ao time campeão, que ao todo disputará 17 jogos pela competição.