Coritiba
Coritiba/Divulgação

Notícias

Coritiba construirá Sala de Acomodação Sensorial para receber pessoas com o espectro autista no Couto Pereira

Neste sábado (02), o Coritiba divulgou por meio das suas redes sociais, a ação para o dia Mundial de Conscientização do Autismo que realizará neste domingo (03), na finalíssima contra a equipe do Maringá, no Couto Pereira. Nesta ação, a numeração das camisa dos jogadores serão todas temáticas com as cores e formas utilizadas para a divulgação da causa do Espectro Autista e após a partida, os uniformes serão leiloados, e a verba arrecadada será destinada à construção de uma Sala de Acomodação Sensorial no Couto Pereira para receber crianças, jovens e adultos diagnosticados com o espectro.

O espaço será destinado às famílias coxa-brancas e propriamente preparado para conseguir receber quaisquer que forem os convidados que apresentarem o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para que o som ambiente do estádio, músicas, fogos e outros sons, acabem por não atrapalhar a experiência desses torcedores no Couto Pereira e facilitem o processo de socialização destas crianças.

Além da construção do espaço destinado, o Coxa trabalha em conjunto com o Instituto ICO na produção da ação e em treinamento de funcionários especializados para essas famílias.

+ CBF homologa as primeiras rodadas do Coritiba no Brasileirão; veja datas!

Iremos fornecer um serviço diferenciado para todos, desde o agendamento para os jogos (check-in) até o acesso exclusivo ao Couto Pereira encaminhando-os com comodidade e segurança até a Sala de Acomodação Sensorial.

Destacou o presidente do Coritiba, Juarez Moraes e Silva
Coritiba
Imagem divulgada pelo clube do formato final da construção do espaço – Imagem: Coritiba/Divulgação

+ Siga a Rede Coxa no Twitter!

02 de abril: O Dia Mundial da Conscientização do Autismo

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007 e foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para fim de reduzir a discriminação e o preconceito contra aqueles indivíduos que estão dentro do espectro de TEA. O autismo é uma condição que se caracteriza por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal. Para aqueles que apresentam tal condição, terapias adequadas e acompanhamento médico especializado poderão auxiliar e melhorar a sua relação para com a sociedade.

Em 2022, pela primeira vez, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai quantificar as pessoas com TEA no Brasil. A ideia é que o Censo Demográfico de 2022 ocorra entre os meses de junho e agosto, essa conquista é de suma importância para aqueles que são diagnosticas e suas famílias, afinal, essa conquista foi garantida pela Lei 13.977, conhecida como Lei Romeo Mion, assinada em 2019 e com o texto sancionado em janeiro de 2020, e a partir dessa coleta de dados, agora será possível direcionar políticas públicas e recursos para os diagnosticados.

Com a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), esse documento garante atenção integral, pronto atendimento e prioridade nos serviços públicos e privados, nas áreas da saúde, educação e assistência social. A CIPTEA foi criada pela norma batizada de Lei Romeo Mion, filho do apresentador de televisão Marcos Mion. Romeo tem atualmente 16 anos e faz parte do espectro.

+ Mais informações no site oficial do Coritiba!

Tags

Comentários

  • Claudinei castro

    Parabéns!!
    Bela atitude

  • Loreane Batista Cequinel

    Esta atitude nos permite pensar que os autistas são especiais dos especiais. São pessoas iguais apesar das diferenças! Sou professora, trabalho com crianças com TEA. Eu apoio esta causa! Caso haja possibilidade, quero fazer parte deste movimento! Eu amo os Autistas! Hoje faço Mestrado na área de Distúrbio da Comunicação, estou fazendo pesquisa sobre a Comunicação Suplementar e/ou Alternativa junto a crianças com TEA.

  • Fabio Ricardo Czaia

    Parabéns Coxa, tenho dois filhos com TEA sempre vamos aos jogos, meu Autistas adoram porém não se sentem confortáveis quando tem muito público ao redor.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.