Notícias
Coritiba construirá Sala de Acomodação Sensorial para receber pessoas com o espectro autista no Couto Pereira
Neste sábado (02), o Coritiba divulgou por meio das suas redes sociais, a ação para o dia Mundial de Conscientização do Autismo que realizará neste domingo (03), na finalíssima contra a equipe do Maringá, no Couto Pereira. Nesta ação, a numeração das camisa dos jogadores serão todas temáticas com as cores e formas utilizadas para a divulgação da causa do Espectro Autista e após a partida, os uniformes serão leiloados, e a verba arrecadada será destinada à construção de uma Sala de Acomodação Sensorial no Couto Pereira para receber crianças, jovens e adultos diagnosticados com o espectro.
O espaço será destinado às famílias coxa-brancas e propriamente preparado para conseguir receber quaisquer que forem os convidados que apresentarem o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para que o som ambiente do estádio, músicas, fogos e outros sons, acabem por não atrapalhar a experiência desses torcedores no Couto Pereira e facilitem o processo de socialização destas crianças.
Além da construção do espaço destinado, o Coxa trabalha em conjunto com o Instituto ICO na produção da ação e em treinamento de funcionários especializados para essas famílias.
+ CBF homologa as primeiras rodadas do Coritiba no Brasileirão; veja datas!
Iremos fornecer um serviço diferenciado para todos, desde o agendamento para os jogos (check-in) até o acesso exclusivo ao Couto Pereira encaminhando-os com comodidade e segurança até a Sala de Acomodação Sensorial.
Destacou o presidente do Coritiba, Juarez Moraes e Silva
+ Siga a Rede Coxa no Twitter!
02 de abril: O Dia Mundial da Conscientização do Autismo
A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007 e foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para fim de reduzir a discriminação e o preconceito contra aqueles indivíduos que estão dentro do espectro de TEA. O autismo é uma condição que se caracteriza por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal. Para aqueles que apresentam tal condição, terapias adequadas e acompanhamento médico especializado poderão auxiliar e melhorar a sua relação para com a sociedade.
Em 2022, pela primeira vez, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai quantificar as pessoas com TEA no Brasil. A ideia é que o Censo Demográfico de 2022 ocorra entre os meses de junho e agosto, essa conquista é de suma importância para aqueles que são diagnosticas e suas famílias, afinal, essa conquista foi garantida pela Lei 13.977, conhecida como Lei Romeo Mion, assinada em 2019 e com o texto sancionado em janeiro de 2020, e a partir dessa coleta de dados, agora será possível direcionar políticas públicas e recursos para os diagnosticados.
Com a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), esse documento garante atenção integral, pronto atendimento e prioridade nos serviços públicos e privados, nas áreas da saúde, educação e assistência social. A CIPTEA foi criada pela norma batizada de Lei Romeo Mion, filho do apresentador de televisão Marcos Mion. Romeo tem atualmente 16 anos e faz parte do espectro.