Divulgação/CBF

Notícias

Coritiba estreará o VAR na Série B do Brasileiro

A partida contra o Avaí será a primeira com a tecnologia

O Coritiba estreia o segundo turno da Série B nesta sexta-feira (19), contra o Avaí, em Florianópolis. O jogo será o primeiro da competição a utilizar a tecnologia do árbitro de vídeo, o VAR.

A Comissão de Arbitragem da CBF já definiu a escala de árbitro do jogo. O árbitro principal, do quadro da Fifa, será o paulista Luiz Flávio de Oliveira, que terá como assistentes os, também paulistas, Marcelo Carvalho Van Gasse e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa. O quatro árbitro será o catarinense Fernando Henrique de Medeiros Miranda, com o conterrâneo Marco Antônio Martins como analista de campo.

A arbitragem de vídeo será comandada pelo paulista Vinicius Furlan. O analista do VAR será Thiago Duarte Peixoto, também de São Paulo, e o observador será o carioca Hilton Moutinho Rodrigues.

Desde que a tecnologia começou a ser utilizada na Série A, em 2019, e também na Copa do Brasil, diversos times de divisões inferiores pediram a implementação para diminuir erros de arbitragem que prejudicavam as equipes. O Coritiba foi afetado em 7 pontos devido essas falhas, o que fez com que o clube formalizasse protestos na CBF.

Além da estreia do VAR, o jogo coloca em cheque a vaga na liderança no campeonato, visto que o Avaí é o segundo colocado com 3 prontos atrás do Verdão e, se vencer, passa a ser o primeiro colocado no lugar do Coritiba.