Notícias
Coritiba irá conhecer seu adversário na Copa do Brasil
Sorteio que define a disputa da terceira fase tem velhos conhecidos e adversários inéditos como possíveis confrontos será transmitido ao vivo pela CBF TV e canal Sportv à partir das 14h.
O Coritiba irá conhecer amanhã(29/03) quem será seu adversário na Copa do Brasil. Os possíveis oponentes do Verdão na terceira fase são: CRB, CSA, Náutico, Remo, Tombense, Brasil de Pelotas, Paysandu, Ituano, Botafogo-SP, Volta Redonda, Ypiranga-RS, Nova Iguaçu, Maringá, Águia de Marabá-PA, Sport e ABC. Todos clubes que pertencem ao pote 2 do sorteio.
O Coxa conseguiu sua classificação para a terceira fase vencendo o Criciúma nos pênaltis e garantiu uma vaga no pote 1 do sorteio depois de Goiás, Ceará, Atlético-GO, Red Bull Bragantino e Vasco darem adeus à competição após perderem seus confrontos.
O mando de campo também será definido por sorteio, e vale lembrar que na terceira fase a disputa acontece em partidas de ida e volta. Sem o gol fora de casa como vantagem em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Classificando para a próxima fase, a premiação é de dois milhões e cem mil reais, somando com os valores da primeira e segunda fase, o prêmio acumulado supera cinco milhões de reais.
+ Tudo sobre o Coritiba, aqui na Rede Coxa!
Possíveis adversários
CRB
Atualmente na segunda divisão nacional, o Clube de Regatas Brasil, mais conhecido como CRB, está disputando, além da Copa do Brasil, o Campeonato Alagoano e a Copa do Nordeste. No estadual é líder invicto com seis vitórias e um empate e na disputa nordestina é quarto colocado do grupo A com três vitórias, quatro empates e uma derrota. Os últimos encontros com o Coritiba foram em 2021 pela Série B, com dois empates por 1×1. No total as equipes já se enfrentaram 12 vezes, com cinco vitórias para a equipe alviverde, quatro empates e uma vitória para o alvirrubro alagoano.
Chegou a terceira fase eliminando o União Rondonópolis e o Operário(MS) na Copa do Brasil.
CSA
Também do Alagoas, outro possível adversário do Coxa é o Centro Sportivo Alagoano, o CSA. A equipe alviceleste não tem encontrado vida fácil nesse início de temporada, amargando a lanterna do grupo B da Copa do Nordeste com uma vitória, quatro empates e três derrotas, além de estar de fora da zona de classificação para as semifinais do campeonato estadual em quinto lugar com duas vitórias, dois empates e três derrotas.
Atualmente na série C, o alviceleste chegou à terceira fase da CdB após eliminar Tuna Lusa e Brusque. Em histórico de confrontos, as últimas disputas não acabaram bem para o Coritiba em 2021 pela Série B. As duas vitórias para o CSA, equilibram o histórico entre as duas equipes com três vitórias para cada lado e dois empates.
REMO
Atual líder invicto do campeonato paraense, com sete jogos e sete vitórias, e semifinalista da Copa Verde, o Leão do Norte é um dos possíveis adversários que nunca ganhou do Coritiba. No total são 14 confrontos com 10 vitórias para o Verdão e quatro empates, os últimos dois jogos foram em 2021, sendo um empate em 0x0 e uma vitória por 3×0 os placares.
O Remo chega a terceira fase da Copa do Brasil após eliminar o Vitória(ES) e o São Luiz, e disputará a Série C em 2023.
NÁUTICO
A equipe pernambucana é mais uma representante da Série C na competição, e vem de um início de temporada regular. O Timbu ocupa, atualmente, a terceira colocação do estadual com seis vitórias, quatro empates e uma derrota, assim como no grupo B da Copa do Nordeste com quatro vitórias, um empate e três derrotas. Na CdB, eliminou o São Bernardo e o Vila Nova para chegar na terceira fase.
Em confrontos diretos, Coritiba e Náutico já se encontraram 24 vezes, sendo 10 vitórias para o Coxa, cinco empates e nove vitórias para o alvirrubro pernambucano. As duas últimas partidas aconteceram pela Série B em 2021, e terminaram com uma vitória para cada lado.
TOMBENSE
Direto de Minas Gerais, o Tombense chega a terceira fase da Copa do Brasil após empatar sem gols com o Caucaia e vencer o Retrô. Será um confronto inédito entre os times, caso o sorteio defina a equipe de Tombos como adversária do Coritiba. Os mineiros estão atualmente na Série B, e terminaram o estadual na segunda colocação do grupo C, um ponto atrás do Cruzeiro, com três vitórias, dois empates e três derrotas, garantindo vaga no Troféu Inconfidência, chegando à final contra o Villa Nova-MG. A decisão é no próximo sábado(01), em Tombos.
BRASIL DE PELOTAS
O Brasil de Pelotas terminou o Campeonato Gaúcho na sétima colocação com três vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Atualmente na série D, chegam a terceira fase da Copa do Brasil após eliminar Cordino e Ponte Preta. As equipes já se enfrentaram oito vezes na história, e o retrospecto é favorável ao Coritiba com oito vitórias para o time alviverde.
PAYSANDU
Atual semifinalista da Copa Verde, e líder do grupo B do Campeonato Paraense com cinco vitórias, um empate e uma derrota, o Paysandu chega direto para a terceira fase sem confrontos, após garantir vaga pelo título da Copa Verde em 2022. Ao todo, Coxa e Papão já se encontraram 20 vezes, sendo onze vitórias para o Coritiba, seis empates e três vitórias para o Paysandu. Em 2018, um empate e uma vitória do Verdão foram os resultados dos últimos confrontos.
O último embate entre os times na Copa do Brasil aconteceu em 2014, também pela terceira fase da competição. Vencendo o primeiro no Couto por 2×0, e perdendo o segundo no Pará por 2×1, o Coritiba conseguiu a classificação pelo placar agregado de 3×2.
ITUANO
Após vencer o Corinthians nas quartas de final, e perder para o Palmeiras na semifinal, o Ituano empatou com o Princesa(AM) e venceu nos pênaltis o Ceará para garantir sua vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2023. Atualmente na série B, os últimos encontros com o Coritiba foram a 15 anos, e acabaram em duas vitórias para o verdão naquela oportunidade.
BOTAFOGO(SP)
O outro representante de São Paulo no pote 2 é o Botafogo(SP). A equipe de Ribeirão Preto caiu nas quartas de finais do Paulistão para o Bragantino e garantiu vaga para a terceira fase da CdB após empatar em 0x0 com o Parnahyba e vencer o São Raimundo.
Na história são 10 confrontos, com quatro vitórias para o Coritiba, cinco empates e uma vitória para o Botafogo(SP).
VOLTA REDONDA
Outro possível adversário inédito para o Verdão é o Volta Redonda. A equipe Carioca chegou a semifinal do estadual, venceu o primeiro jogo em casa contra o Fluminense mas sofreu uma goleada de 7×0 na volta e não avançou às finais.
Na Copa do Brasil, o representante da Série C venceu Falcon e Atlético-GO para garantir sua sequência na competição.
YPIRANGA(RS)
A equipe gaúcha foi a adversária na estreia da edição da Copa do Brasil de 2011 contra o Coritiba, naquela oportunidade aconteceram os dois únicos confrontos da história entre as duas equipes. Vencendo no Rio Grande do Sul por 1×0 e em Curitiba por 2×0, o Coxa iniciou a caminhada que acabou na final daquele ano.
Atualmente o Ypiranga irá disputar a Série C, e caiu na semifinal do Gauchão para o Grêmio nos pênaltis após vencer o primeiro jogo e perder o segundo, os dois pelo placar de 2×1 para o time mandante. Na CdB, os gaúchos passaram por São Francisco e Bragantino para garantir sua vaga.
NOVA IGUAÇU
O outro adversário do Rio de Janeiro também será inédito caso o sorteio defina este confronto. Terminando o Campeonato Carioca em sétimo lugar, o Nova Iguaçu é representante da série D na competição, e teve vitórias expressivas na primeira e segunda fase, vencendo o Vitória por 2×0 e o Nova Mutum por 5×2.
MARINGÁ
O Maringá é o único representante do Paraná no pote 2, e assim como o Nova Iguaçu, irá disputar a Série D em 2023. A equipe do noroeste do estado chegou à semifinal do paranaense deste ano, e na Copa do Brasil derrotou Sampaio Corrêa e Marcílio Dias para garantir presença na terceira fase da competição. Maringá e Coritiba já se enfrentaram 12 vezes na história, sendo 7 vitórias para a equipe da capital, dois empates e três vitórias para os representantes do interior.
ÁGUIA DE MARABÁ
Mais um representante do Pará, o Águia de Marabá chegou a Copa do Brasil após o Paysandu garantir vaga pelo título da Copa Verde e puxar mais um representante paraense para a competição. o Águia passou por Botafogo(PB) e pelo Goiás para confirmar presença na terceira fase da competição.
Assim como Nova Iguaçu, Volta Redonda e Tombense, caso o sorteio defina a equipe do Pará como adversária do verdão, o confronto será inédito. No momento eles disputam as quartas de final do estadual e estão na Série D do Brasileirão.
SPORT
O pernambucano Sport é a equipe mais conhecida do Verdão, com 38 jogos na história, sendo 12 vitórias para o Coritiba, 12 empates e 14 vitórias para o Leão da Ilha do Retiro. Com uma vitória para cada lado, os últimos embates aconteceram em 2020.
Líder invicto do Pernambucano com oito vitórias e três empates, e líder do grupo A da Copa do Nordeste com seis vitórias, um empate e uma derrota, chegou a CdB de 2023 direto na terceira fase e irá disputar a Série B em 2023.
ABC
Segundo colocado do Campeonato Potiguar com uma vitória e uma derrota, e vice colocado do grupo A da Copa do Nordeste com seis vitórias, um empate e uma derrota, o ABC de Natal chega à terceira fase da Copa do Brasil após eliminar o Tuntum e o Vasco. Coritiba e ABC se enfrentaram apenas uma vez na história pelo Campeonato Brasileiro de 1972, e a partida acabou empatada sem gols. Atualmente a equipe de Natal disputa a Série B do campeonato nacional.