Notícias
Coritiba na Copa do Brasil 2023
Verdão deverá conhecer em breve qual será seu adversário na primeira fase da competição
Matéria por João Matheus e Felipe Valente
A Copa do Brasil de 2023 se aproxima de sua 35ª edição. A partida de estreia do Verdão deve ser no dia 22 de fevereiro ou primeiro de março, e o sorteio que define os primeiros 40 confrontos da fase inicial está marcado para a próxima quarta-feira(08), às 14h, com transmissão ao vivo pela CBF TV.
Atualmente no pote B, o Coritiba enfrentará um dos times do pote F, e assim como na última edição, a primeira fase será em jogo único, com mando de campo da equipe pior colocada no ranking nacional e a vantagem do empate para o clube melhor colocado.
+ Tudo sobre o Coritiba, aqui na Rede Coxa!
Possíveis adversários
União Rond. – MT
O clube do Mato Grosso já enfrentou o Coritiba na Copa do Brasil, em 2021, e o Coxa levou a melhor na ocasião, vencendo por 1 a 0. O União Rondonópolis, até o momento, disputou apenas uma partida do Campeonato Mato-grossense, e empatou com o Academia. Ocupa atualmente o 93º lugar no ranking nacional.
Real Noroeste – ES
Atual bi-campeão do Campeonato Capixaba, o Real Noroeste vai para sua sexta participação em Copas do Brasil e atualmente está em 96º lugar no ranking nacional.
Retrô – PE
O Retrô é uma equipe de apenas sete anos de idade. Criado em 2016, o clube tem o projeto social de dar oportunidades a jovens atletas. Com um investimento pesado em infraestrutura, mais de 35 milhões, o Retrô planeja alcançar a Série B em poucos anos. Na Copa do Brasil, teve uma participação, e caiu na segunda fase para o Corinthians, mas deu muito trabalho e foi eliminado nos pênaltis.
Marcílio Dias – SC
Atual campeão da Copa Santa Catarina, o Marcílio Dias é o clube que fica sediado mais próximo a Curitiba. Atualmente está na 101º colocação no Ranking.
Tuna Luso – PA
A equipe de Belém já venceu o Campeonato Brasileiro da Série B, em 1985. No campeonato do Pará, venceu 10 vezes e vai para sua sexta participação na Copa do Brasil.
Fluminense – PI
O Fluminense Esporte Clube, mais conhecido como Fluminense do Piauí é o atual campeão estadual piauiense, e ocupa a 118º posição no ranking da CBF. Em 2022, o clube venceu o Oeste-SP pelo placar de 2×0 na primeira fase, e foi eliminado na disputa de pênaltis após empatar em 1×1 contra o Santos.
São Luiz – RS
O clube gaúcho vem para sua terceira participação na Copa do Brasil, acumulando duas eliminações na primeira fase da competição em suas participações em 2014 e 2020. Atual campeão da Copa FGF e vice-campeão da Super Copa Gaúcha. Ocupa atualmente o 121º lugar no ranking nacional.
Nova Iguaçu – RJ
Assim como os alvirrubros gaúchos, os cariocas do Nova Iguaçu vem para sua terceira participação na CdB, também com duas eliminações na primeira fase, em 2018 contra o Bragantino e em 2022 contra o Criciúma. Sua posição no ranking nacional é a 127.
Humaitá – AC
Com 380 pontos na 132ª posição do ranking da CBF, o clube acreano chega para sua segunda participação consecutiva na competição. Eliminado em sua estreia em 2022 após empatar em 2×2 contra o Brasiliense, o Humaitá garantiu sua vaga após vencer o Campeonato Acreano do ano passado.
Trem – AP
Dividindo a 132ª colocação com a mesma pontuação do Humaitá no ranking nacional, o time amapaense é um dos veteranos do pote na Copa do Brasil, chegando a sexta participação em 2023, caindo na primeira fase da competição em 1993, 2008, 2011, 2012 e 2022. Conseguiu a vaga para a Copa do Brasil após vencer o Campeonato Amapaense de 2022.