Divulgação/Coritiba

Notícias

Coritiba tem queda em idas ao departamento médico

Melhor visitante e líder do Campeonato, Coritiba tem poucas baixas por lesão

Desde a eliminação do Coxa da Copa do Brasil e do Campeonato Paranaense, o elenco mantém o foco apenas no acesso à elite do futebol brasileiro. Nos últimos 14 jogos, só quatro jogadores não foram relacionados por lesão: Ezequiel Cerutti, Rafinha, Gustavo Bochecha e Luizão.

Dentro de casa, o Coritiba está invicto, isso é fruto do trabalho da comissão técnica, evitando um departamento médico cheio e um time desfalcado. A média de ausência por lesão, nos últimos dois meses, não passa de três partidas. Atualmente, o que está causando rotatividade frequente no time são os acúmulos de cartões amarelos seguidos pela punição. 

Além do trabalho do departamento médico, o técnico Gustavo Morínigo tem um papel fundamental para evitar o desgaste físico e lesões durante os jogos, poupando alguns atletas em partidas específicas, na intenção de proporcionar mais tempo de bola para os reservas e garantir que os titulares não percam o ritmo por estarem contundidos. Na coletiva do clube, o comandante destacou que esse é o grande truque: “não perder jogadores por lesão.”

A comissão técnica no extracampo 

Gonzalo Llanos é o preparador físico do Coxa, contratação de Gustavo Morínigo. Fernando Correa é o preparador de goleiros, a posição é um destaque no Coritiba, já que, no início de 2021, o ex-preparador de goleiros Thiago Mehl recebeu proposta para se dedicar à seleção brasileira feminina em Tóquio. Portanto, Fernando chegou para continuar o trabalho excepcional de Mehl. 

Hugo Padilha e Bruno Pucci são auxiliares de preparação física. O primeiro venceu a luta contra o Coronavírus em 2020 e soma mais de 10 anos no clube. Bruno é especialista em treinamento desportivo e fisiologia do exercício e, assim como Hugo, acumula anos de trabalho no Coritiba.

Tiago Costa é fisioterapeuta, mais um antigo conhecido de casa. Juarez Telles compartilha a mesma profissão de Tiago, focado na terapia manual e postural. Milton Nagai, Roberto Tauchmann e Júnio Chequim são os médicos do clube, Milton era residente em ortopedia e estagiário na especialidade de joelho. Já Roberto foi um dos responsáveis no tratamento da lesão de Wilson no Campeonato Paranaense de 2019. O médico Júnio tem passagem em outros times paranaenses, referência na área futebolística.

Quem exerce a profissão de fisiologista do clube é Luiz Novack, que está no Coxa há mais de cinco anos. Bruno Garcia e Willians Alves são analistas de desempenho, papel fundamental para auxiliar na tomada de decisão do técnico e auxiliares. Ezequiel, Julio Cesar Gomes e Peter Vieira são massagistas, responsáveis pelas primeiras assistências aos atletas, acelerando as recuperações. 

Por fim, o psicólogo é fundamental no preparo do jogador lesionado para voltar a jogar. No Coxa, esse papel é do Willian Corrêa, que trabalha com o time principal desde 2017. 

O Coritiba é o atual líder do Campeonato e enfrenta o CSA, neste sábado (13) às 16h30, no Rei Pelé. Clique aqui para conferir as novidades para o confronto.