Rafinha Coritiba
Rede Coxa

Notícias

Em coletiva, Rafinha declara carinho pelo clube e explica sua saída do Coritiba; veja mais!

Em um dos momentos mais conturbados da sua carreira no Coritiba, o meia-atacante Rafinha concedeu à imprensa uma entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (06). Na entrevista, Rafinha tratou sobre assuntos referentes a sua saída antecipada do Alto da Glória, sua história no Coritiba e conflitos com a diretoria do Verdão.

Rafinha (38 anos), chegou no Coritiba em 2010 e na primeira passagem ficou até 2013 – o meia retornou ao Alto da Glória em 2019 e ao todo, Rafinha disputou 268 partida pelo Coxa, marcou 48 gols, conquistou quatro Campeonatos Paranaenses e um Campeonato Brasileiro da Série B. Além dos títulos, Rafinha esteve naquele grupo que foi vice-campeão da Copa do Brasil de 2011 e 2012.

+ Fim de uma era: Rafinha não faz mais parte dos planos do Coritiba.

Gratidão e ressentimento

Rafinha iniciou a sua entrevista agradecendo a presença dos jornalistas e o carinho da torcida Alviverde com o jogador e com sua família durante toda sua passagem e neste momento delicado na história no clube.

Queria só agradecer a todos pela presença e agradecer principalmente ao torcedor Coxa-Branca pelo carinho que tem demonstrado por mim e pela minha família. Essas últimas horas aí estão sendo um pouco difícil de entender o que está acontecendo. Mas o sentimento é de gratidão. Então, a gente, em nome da minha família, queria agradecer a todos. Dizer que foi muito bom foi. Prazeroso vestir essa camisa e o ciclo que se encerra. Tenho certeza que foi um ciclo muito vitorioso, um ciclo que eu fiz de tudo para que essa instituição tivesse no melhor. Então, queria só agradecer a todos.

Rafinha em coletiva

+ Siga a Rede Coxa no Twitter!

A diretoria Alviverde foi a público agradecer toda a passagem e o carinho por Rafinha e seu trabalho ao Coritiba, porém, não houve um explicação pública sobre o acontecimento. O head esportivo do Alviverde, René Simões foi ao seu Instagram pessoal e em nota oficial, René falou sobre a situação e os motivos pelo qual tomaram tal decisão. Rafinha foi questionado em entrevista sobre como foi comunicado e como recebeu a notícia.

Na noite anterior recebi uma mensagem dizendo que tinha que me apresentar no Couto Pereira às 10 horas da manhã. Até questionei: “Mas tem treino, vou faltar no treino?”. Responderam: “Você está liberado do treino, você tem que se apresentar no Couto porque o Osíris (Vice-presidente do Coritiba), tem uma reunião com você.”. (…) As primeiras palavras foram que eu não fazia mais parte do elenco que por alguns motivos eu não me encaixaria mais no planejamento do clube. Por algumas contratações que estavam sendo feitas, por alguns jogadores da base que precisavam jogar. Acho que porque no Campeonato Paranaense tem o número de inscrição e ter algum problema de ficar de fora alguns jogos. O planejamento era de preparar os jogadores que estão chegando. E que a decisão estava tomada e era, a partir daquele momento ia ser feita a minha rescisão de contrato e era meu caminho, eu tinha que seguir meu caminho. Vida que segue. Em momento nenhum teve outro tipo de conversa, outro tipo de situação para ser feita. Já estava bem clara. Decidido que foi uma opinião – foi uma decisão da diretoria e da comissão técnica. Então a única coisa que eu. Se o que eu falei nessa reunião foi que eles poderiam ter falado comigo nas férias pelo menos. (…) Cortei viagem para poder me reapresentar no dia 03 e fui recebido com essa notícia três dias depois de fazer exame cardiológico, de estar treinando, de estar preparado para pelo menos cumprir o meu contrato. (…) Decidido, eu agradeci.

Rafinha, muito emocionado, em coletiva.

Aí levantei mandei algumas mensagens, liguei para minha esposa e falei o que tinha acontecido. Depois fui no CT se despedir dos jogadores e pegar as minhas coisas.

O jogador tinha contrato até abril de 2022.

Carinho de outros atletas

Wilson, Willian Farias, Robinho, João Vitor (base), Natanael, Bochecha e ex-jogadores como Alex e Tcheco se pronunciaram nas redes sociais sobre a despedida do jogador. Sobre o carinho de ex-jogadores, Rafinha declarou que já era esperado o carinho no momento do término da carreira – tendo em vista tudo que o atleta conquistou no futebol.

Eu sabia que no momento que eu tomasse a minha decisão de encerrar minha carreira ou de terminar o meu ciclo aqui no Coritiba ia ter essas mensagens esse gesto de carinho mas por tudo o que a gente fez pelo clube a gente esperava um gesto de carinho e geral assim principalmente no clube porque eu dediquei tanto da minha vida, abdiquei tanto da minha família para poder fazer o melhor pelo clube. É o mínimo que a gente podia esperar. Um gesto de carinho e de respeito (…) eu tenho do meu direito de não concordar e aceitar a maneira. Mas eu agradeço a todos. Eu não vou citar nomes de jogadores de amigos porque senão a gente vai esquecer algumas pessoas e não quero ser injusto com ninguém, mas duas referências que me ligaram que falaram pessoalmente comigo foi o Tcheco e o Alex.

Tcheco e Alex movimentaram as redes sociais com suas mensagens de carinho pelo ex-jogador do Verdão

Tudo o que eu construí, tudo que eu fiz no futebol e falar que eu ia ficar no banco acho um pouco precipitado da parte dele, né?

Rafinha sobre a declaração de René Simões

Rafinha sem partida de despedida pelo Coritiba

Nas redes sociais, parte da torcida Alviverde protestou por Rafinha não ter uma partida de despedida no Couto Pereira com a torcida nas arquibancadas. Rafinha falou sobre a situação e o sobre o carinho em uma forma de despedida.

Em relação ao jogo de despedida, não digo nem o jogo de despedida, mas pelo menos estar presente no Couto. Em algum momento. Para pelo menos acenar para o torcedor, agradecer dentro de campo. A minha vida inteira como jogador de futebol foi dentro de campo, então, a gente agradeceu o torcedor. Não era muito o que eu esperava mas o que tenho é o que a gente conseguiu. Dificilmente o clube vai fazer alguma outra coisa em relação a despedida que já deixaram bem claro que o clube não tinha nem calendário para poder fazer um jogo de despedida ou o esperava ser um jogo que dê para colocar ‘você’ (Rafinha sobre si mesmo).

Sobre a partida de despedida.

Ainda sobre a carreira e Coritiba, Rafinha deixou o seu futuro em aberto no futebol e afirmou o eterno carinho seu e de toda sua família pelo clube. Em coletiva, Rafinha esteve acompanhado da sua esposa Natália, e seus dois filhos Tomás e Tiago.

Tomás (a esquerda), Rafinha e Tiago (no centro), e Natália (a direita), em entrevista coletiva. (Rede Coxa)

O carinho pelo clube vai ser eterno. A primeira coisa que eu fiz quando cheguei em casa, juntamos quatro em cima da cama e eu falei o carinho que a gente têm por esse clube. O sentimento, o amor, a gente vai continuar no estádio. Vocês não vão deixar nunca de gostar desse clube e o carinho continua o mesmo. Agora é diferente agora vou poder ir no estádio, xingar quem eu quiser xingar e comemorar do jeito que eu comemoro em casa que ninguém sabe (risos). Jogar as coisas no chão, pular e abraçar quem está do lado. Já falei que eu tenho vontade de assistir um jogo na Império (torcida organizada do Coritiba) para ver como é que é. Agora eu vou ter esse privilégio, esse prazer, esse momento de vivenciar o que realmente o torcedor vivencia no dia do jogo, sabe. Então, o carinho vai continuar sempre o mesmo. Eu já recebi algumas (ligações para negociações). Primeiro quero encerrar esse ciclo aqui com essa instituição e depois a gente começa a pensar o que realmente, mais uma vez vamos sentar e conversar e ver o que a gente vai fazer depois dessa situação que está resolvendo a partir de hoje

Rafinha deixou em aberto seu futuro no futebol.

Tive uma conversa com o fisiologista do clube e ele falou: ” – Você só para de jogar, se você realmente quiser, sua cabeça não aguentar mais, porque os dados que a gente tem de você aqui e você ainda consegue por algum tempo render em alto nível”

Rafinha se diz feliz por ainda poder render em alto nível

Sobre o caso e uma possibilidade de rescindir com outros atletas que são aqueles chamados ‘medalhões’ no Alviverde, Rafinha destacou sua história no Coritiba, o fato de ter aceitado reduzir o salário quando retornou ao Coritiba e também sobre o ambiente no Couto Pereira com os jogadores e a diretoria.

Então, aconteceu comigo e pode acontecer com outros. Minha opinião. Até conversei com algumas pessoas mais experientes. Poxa, a gente não esperava que pudesse acontecer com a gente que tem um pouco de história no clube. Ainda mais se a gente viu o jogador com mais história no clube e o ‘cara’ abdica de muitas coisas, deixa a família de lado. Eu, no meu caso, estava ‘num’ clube de Série A, que na época era o Cruzeiro, disputando oitavas de finais da Copa do Brasil, aceitei reduzir meu salário e mudar de cidade. Eu tinha feito a melhor campanha da Libertadores para vir para o Coxa que estava na Série B. A gestão que está aqui acompanha a torcida criticando em alguns momentos tentando incentivar em outros, então, tudo isso que eu fiz vou falar por mim, que eu fiz para poder estar aqui para poder vestir essa camisa. Acho que pelo menos um pouquinho de consideração. Me dê pelo menos uma opção. Acho que deveria ter feito a opção de, no dia que tiver jogo no Couto, “o primeiro jogo no Couto você vem, pelo menos se despede do torcedor”, pelo menos uma opção de demonstrar um pouco de gratidão.

Rafinha, emocionado ao lado de seus filhos.

Mas pelo menos um pouco de gratidão ou um pouco de respeito pelo menos com o jogador deveria ter tido. É difícil chegar em casa e ver meus dois pequenos chorando porque de uma hora para outra o pai recebe uma notícia que não vai mais poder jogar nem treinar e tem que buscar as coisas lá (Instalações do Coritiba).

Rafinha também agradeceu a torcida em seus últimos momentos de entrevista
Tiago, filho de Rafinha, no ambiente da entrevista coletiva do ex-jogador Alviverde (Rede Coxa)

No fim, Rafinha, ainda muito emocionado, agradeceu e posou para fotos ao lado de seus dois filhos e esposa. “Obrigado pela amizade. Obrigado por tudo. Sempre deixar bem claro que o carinho de vocês (imprensa e torcida) era pela pessoa não pelo atleta, pelo jogador de futebol. Isso é o mais importante para a gente. A gente saber que a gente criou vários amigos sim e o jogador ficou para a história e agora tem um pai de família ou um torcedor que vai continuar acompanhando esse clube.”, Rafinha terminou agradecendo a presença de todos.

Veja na íntegra a coletiva do jogador no canal do Youtube da Rede Coxa!

Tags

Comentários

  • Roberto Garrett

    Ainda assim, faltou o jogo de despedida, merecido e devido!

  • FERNANDO Takasi OKUYAMA

    Muito triste a diretoria ter tido essa atitude com o Rafinha, que foi idolo da torcida e sempre demonstrou muito amor ao clube. Pelo menos deveria honrar o contrato que tem até o final do Paranaense. Muito triste tratar um jogador desta forma fria, sem uma homenagem por parte da diretoria, somente com palavras do Head.

  • Simone

    Estou indignada com a diretoria do clube, se fez isso com o Rafinha qual é a motivação pra ouros jogadores que ficaram e estão entrando? Vcs não entendem que futebol é emoção o tempo todo? Que os jogadores não são robôs q simplesmente diz ” tchau não precisamos mais de você” !! Sinceramente eu esperava mais da diretoria, acho q quem não merece o Rafinha é o Coxa, e que a torcida e sócios revejam a próxima direção!!! Nota 0 para a diretoria!!!

  • Osvaldo de Paula

    Foi irracional e insensível essa atitude da diretoria, não vi até agora uma contratação que pudesse substituir Rafinha na técnica e na garra que ele tem. Vai fazer falta. Ah, a continuar com essas atitudes dificilmente chegue ao sonho do Renê de ter 100 mil sócios, eu mesmo desisti de me associar. Lamentável.

  • Elcio

    Muito triste por esta filosofia do Coritiba em não valorizar os nossos ídolos! Obrigado Rafinha! Vai estar sempre em nossos corações!

  • CArlos Alberto do Rosario

    Bom não sei que houve mais muito estranho essa situação ,mais acredito que ele vai dar a volta por cima e aí vai provar que cometeram um erro ao dispensar .
    Deus abençoe ele seus familiares
    E aos diretores e novas administração façam um bom trabalho com visão de melhor para o clube …

  • Paulo A Neto

    Rafinha foi e sempre será um ícone para o CFC, infelizmente a diretoria não percebeu isso, acho que o mínimo seria uma explicação do caso e uma partida de despedida, mas nós torcedores só temos a agradecer a você Rafinha por tudo que você fez pelo nosso Glorioso, obrigado a você, sempre será lembrado. SAV.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.