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Entenda o motivo do Coritiba não aceitar mais pagamentos de sócios em forma de boleto

O sistema foi extinto em 2018 devido ao alto valor de taxas

Em janeiro de 2018, o Coritiba anunciou a extinção da forma de cobrança das mensalidades dos sócios via boleto bancário. Diante disso, o pagamento passou a ser através de 4 formas: no cartão de crédito, com o agendamento anual; no cartão de crédito, com o pagamento das mensalidades avulsas; no débito em conta corrente; ou diretamente na Central de Sócios, no Couto Pereira. Mas você sabe o motivo disso?

Secretária do clube, Patrícia Ribeiro explicou que “com a criação da plataforma de cobrança desenvolvida pela Febraban em conjunto com a rede bancária, a partir do dia 11/12/2017 os usuários tiveram que adotar a emissão de boleto de cobrança registrada”, isso gerou um custo anual na ordem de no mínimo R$90 mil reais para o clube, trazendo um prejuízo considerável aos cofres e aumentando os gastos sem necessidade alguma.

A emissão de boleto de cobrança registrada é uma forma de pagamento que exige o registro de dados do cliente, ou seja, o documento precisa ter a identificação de quem o pagou e da companhia que o emitiu, endereço, CPF ou CNPJ do pagador e da empresa que o emitiu e valor da operação. Esse processo exige uma cobrança de tarifa por parte do clube, mesmo se o valor não for quitado pelo cliente.

Ou seja, no caso do Verdão, os boletos estavam sendo gerados pelos usuários – seja para o pagamento mensal ou primeira quitação para a sociedade – mas não estavam sendo quitados, fazendo com que o clube precisasse pagar taxas para gerar os boletos, gerando uma dor de cabeça desnecessária ao financeiro.

O Coritiba percebeu que essas emissões não quitadas acabavam dando um prejuízo muito alto, “como o Clube tem uma política de desoneração como instrumento de gestão econômica, não aderimos ao boleto”, completou Patrícia.

Caso seja necessária essa forma de pagamento, o clube disponibiliza a emissão de boleto através do contato pelo email da central (central@coritiba.com.br) ou no chat do site oficial.