Foto: Divulgação/Assessoria Toledo

Notícias

Fim da parceria! Coritiba está novamente sem equipe feminina

O Campeonato Paranaense Feminino de 2020 foi adiado por três vezes por conta da situação em que o estado do Paraná vivia em determinados momentos em relação à Covid-19. Na última terça-feira (27), a Federação Paranaense de Futebol (FPF), divulgou um arbitral definindo quem seriam os times que iriam disputar a competição, o Coritiba/Toledo que era esperado para participar da competição, alegou “problemas internos” e abdicou de participar da competição.

Abrindo mão da competição, o Coxa fica sem calendário para o ano de 2021 e as suspeitas de que o clube não iria manter o projeto do futebol feminino, aumentavam a cada dia. Não é a primeira vez que o Coritiba começa um projeto de futebol feminino com uma parceria; no ano de 2017, o presidente na época, Rogério Bacellar, assinou um acordo com o presidente do clube de Foz, Gezi Damaceno, para uma parceria em prol da criação de um time de futebol feminino. A parceria durou pouco mais de um ano e teve fim no último semestre de 2018. Na época, o projeto era basicamente o mesmo do projeto atual: o Coritiba iria entrar com recursos, auxílios e com o nome da instituição. 

A parceria com o Toledo, iniciou-se no ano de 2020 e o clube divulgou que: “O contrato entre as equipes prevê um incentivo financeiro do Coritiba para a equipe feminina, entre outros auxílios, como a utilização de uniformes da marca exclusiva do Coxa, a 1909.” – Mas a situação era de certa forma ‘diferente’ daquilo apresentada no site, o Toledo já havia entrado em uma outra parceria desde o ano de 2016, com a equipe de futebol feminino do Ouro Verde FC; então, quando o Coritiba entrasse no projeto, o incentivo financeiro por meio de seus repasses, não seriam designados diretamente à equipe do Toledo, mas sim aos cuidados do Ouro Verde FC.

A parceria obteve bons frutos, como um ótimo Campeonato Brasileiro 2020 Série A2, boa participação no Brasileirão Feminino Sub-18 e a convocação para a Seleção Brasileira Sub-17 da atacante Jhonson.

O técnico Jaime Lira Leal, que comandou as equipes do Brasileirão 2020 Série A2 e no Sub-18, confirmou na última semana, ao Portal ENM, que a parceria com o Coritiba/Toledo se encerrou. O técnico é o responsável pela equipe do Ouro Verde desde 2010 e confirmou a defasagem no repasse de verbas para auxílio das jogadoras. 

“- Então é muito caro manter uma equipe própria e o nosso custo [valor repassado] aqui na parceria é irrisório, é de dar risada e ainda não cumpre! Não estou dizendo que o Coritiba não está cumprindo. Mas eu não sei aonde está a falha, mas o dinheiro não chega aqui para nós, e quando chegava – há muitos meses não chega nada -, chegava 1/3 do que tinha que vir.”, declarou o treinador explicando os motivos internos que levaram ao fim da parceria. 

Em contato com o presidente do Toledo, Carlos Alberto Dulaba – ele que é um dos responsáveis pelo projeto ter-se iniciado – confirmou que a parceria deve ser finalizada oficialmente no fim do mês de maio. O Coxa quando contatado, não confirmou as informações sobre o fim da parceria e sobre os problemas nos repasses financeiros.

Sem a parceria, o Coritiba novamente fica sem clube feminino até que volte a ter a obrigação por parte da CBF para cumprir os requisitos da Lei de Licenciamento dos Clubes.