Divulgação/Coritiba

Notícias

Presidente do Coritiba, Renato Follador, morre por complicações causadas pela COVID-19

O presidente do Coritiba Foot Ball Club, Renato Follador, de 66 anos, morreu hoje (3) por decorrência de complicações causadas pelo COVID-19. Ele foi internado no dia 1 de junho e passou 28 dias na UTI. 

Segundo o boletim médico, Follador estava entubado, com auxílio de ventilação mecânica, e sedado. Além disso, os médicos haviam instalado o sistema de ECMO, que significa oxigenação por membrana extracorpórea, este sistema funciona como um pulmão artificial, utilizado para pacientes em falência respiratória.

Renato Follador foi jogador do Coritiba, assim como seu irmão Paulinho, nos anos 70. Filho de Renatinho Follador, ídolo coxa-branca que atuou nas décadas de 40 e 50, ele lidera a chapa Coritiba Ideal.

Apesar da experiência em campo, Follador consagrou sua carreira sem as chuteiras. Foi Secretário de Previdência do Estado do Paraná durante o governo Jaime Lerner e tem reconhecimento nacional como um especialista em previdência. É formado em Engenharia Civil e possui MBA no ESADE de Barcelona em Alta Direção de Empresas, com ênfase em Previdência Social. 

Foi responsável pela criação e implantação de diversos Fundos de Pensão como o PARANAPREVIDÊNCIA, no setor público, a Fibra-Itaipu Binacional e o Fundo Paraná de Previdência Multipatrocinada, no setor privado.

Além disso, atuou como professor-convidado do ISAE/FGV da Fundação Getúlio Vargas, dos cursos de pós-graduação da Escola Paulista de Direito Social e Pós-Graduação em Direito Previdenciário da Faculdade de Direito de Curitiba, FESP, UFPR, UNICURITIBA e UNIBRASIL. 

Follador esteve dentro do coxa durante parte de uma das gestões do clube, a do presidente Rogério Bacellar (2015-2017). 

Em dezembro de 2020, foi eleito presidente do Coritiba com 75% dos votos e se manteve no cargo durante 5 meses, até a sua internação. 

A Rede Coxa lamenta o ocorrido e deseja forças à todos os familiares e amigos do presidente.