Coritiba
Divulgação/Coritiba

Notícias

Ranking Nacional de Clubes é atualizado; Confira posição do Coritiba

Coxa sobe três posições em relação ao último ranking

Com a campanha realizada nesta temporada, o Coritiba ocupará a 23ª posição no ranking da CBF. Ficando na 15ª posição no Brasileirão e sendo eliminado da Copa do Brasil na terceira fase, o Verdão somou 1610 pontos em 2022, ficando com 6761 no total.

A confederação utiliza o desempenho no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil no ano vigente, e nos últimos quatro anos, como critério para definir a pontuação.

Desempenho do Coritiba

2018: 10º Lugar na Série B do Brasileirão e eliminado na terceira fase da Copa do Brasil

2019: 3º Lugar na Série B do Brasileirão e eliminado na primeira fase da Copa do Brasil

2020: 19º Lugar na Série A do Brasileirão e eliminado na primeira fase da Copa do Brasil

2021: 3º Lugar na Série B do Brasileirão e eliminado na terceira fase da Copa do Brasil

2022: 15º Lugar na Série A do Brasileirão e eliminado na terceira fase da Copa do Brasil

O que muda?

Na Copa do Brasil, ao iniciar a terceira fase, é realizado um sorteio para definir os confrontos entre os 32 times que disputam essa etapa da competição. O critério utilizado pela CBF é o Ranking Nacional de Clubes, com os 16 melhores colocados ficando no pote A, e os 16 piores, no pote B. Por isso, a importância da boa colocação neste ranking, pois em uma eventual terceira fase, o Coritiba teria que torcer para que pelo menos seis clubes à sua frente no ranking sejam eliminados para ficar no pote A, e teoricamente, enfrentar um adversário mais fraco na terceira fase.

Além disso, o calendário para categorias de base também é afetado. A CBF utiliza como critério para disputar o Brasileirão sub-17 e sub-20 os 20 primeiros colocados no ranking, neste caso, o Coritiba não disputou os Brasileiros dessas categorias em 2022. No entanto, esses foram os critérios para esse ano, há a possibilidade de em 2023 a CBF rever os critérios e criar um ranking próprio para as categorias de base, de acordo com o Globo Esporte.