Coritiba
Coritiba

Notícias

Recuperação judicial irá impactar no ano do Coritiba? Veja a resposta da diretoria sobre o planejamento de 2022

Na noite desta segunda-feira (14), a diretoria do Coritiba realizou uma coletiva de imprensa para divulgar o projeto de recuperação judicial, tirar dúvidas em relação ao modelo de Sociedade Anônima de Futebol (SAF) e realizar o anúncio da parceria com a XP Investimentos para prospecção de venda do clube-empresa.

Mas afinal, tento a recuperação judicial e uma espécie de ‘adiamento’ do pagamento das dívidas, a ação terá impacto direto já na temporada de 2022? Veja abaixo a resposta do presidente do Coritiba Juarez Moraes e Silva.

Sem dúvida alguma que a recuperação judicial deve impactar a atual temporada de uma maneira positiva, porque o Coritiba sofre já há muitos anos com uma dívida que dificulta a gestão do clube. Por penhoras imprevistas e por um fluxo de caixa negativo. Isso inviabiliza uma gestão serena e com objetivos concretos de desempenho e competitividade. Então, a recuperação judicial irá possibilitar que a dívida seja de certa forma ‘equacionada’ e administrada com planejamento de fluxo de caixa previsível. Então, a previsibilidade vai nos ajudar, tanto na gestão, tanto do clube, que se reflete no campo (…). Então, sim, deverá haver esse impacto e também irá garantir que as despesas recorrentes do ano, toda a parte do custeio, parte de salários, remuneração, premiação do elenco e dos nossos colaboradores sejam honradas plenamente. Então, a gente acredita que a gente vá ter um ano em que o planejamento que esse fluxo de caixa vá possibilitar uma gestão bastante forte, firme e compartilhada.

Juarez Moraes e Silva em coletiva

+ Coritiba oficializa SAF e já entra com pedido de recuperação judicial, veja mais!

+ Tudo sobre o Coritiba, aqui na Rede Coxa!

A coletiva contou com as presenças do presidente do Coritiba, Juarez Moraes e Silva; os vice-presidentes Osíris Klamas e Glenn Stenger; o presidente do Conselho Deliberativo, Jamil Tawil Filho; o sócio de Esportes da XP Investimentos, Guilherme Ávila; o diretor da Alvarez & Marsal, Fred Luz e o sócio da Lollato Lopes Rangel Ribeiro Advogados Associados, Aguinaldo Ribeiro Jr.

A tendência é que com o caixa estabilizado e a dívidas equacionadas, o Coritiba tenha um maior poder aquisitivo já nesta temporada para conseguir montar o elenco para a disputa da Série A. Até o momento, o Coritiba contratou nove reforços e se espera contratar ainda outros quatro jogadores para disputar posição de destaque dentro do plantel do paraguaio Morínigo.

Por meio de seus advogados, o Coxa declarou em documento de 23 páginas enviado para à Justiça, o montante de R$114.219.308,39 em dívidas. Os advogados do clube declaram as dificuldades do clube envolvendo perdas financeiras, questões envolvendo valores de repasse de cotas televisivas e a pandemia da Covid-19.

Outros pontos da coletiva do Coritiba

Seguindo o modelo de Cruzeiro e Ceará, o Coritiba firmou parceria com a XP Investimentos para assessoria e busca de clientes para a venda do clube-empresa. Veja abaixo a declaração do Sócio da Área de Esportes da XP Investimentos, Guilherme Ávila.

Na data de hoje a gente assinou a assessoria exclusiva com o Coritiba para a busca de um investidor. Agora a gente começa a trabalhar em um processo controlado para a conversa com esses investidores. Todo esse processo vai estar muito bem coordenado junto ao pedido de recuperação judicial que também foi feito. Para maximizar e extrair valor desse processo, o que a gente acredita que cria valor para o clube. A busca do investidor começa hoje, a partir de um processo organizado e controlado com toda a equipe do Coritiba, para buscar o melhor investidor.

– Guilherme Ávila.

+ Siga a Rede Coxa no Twitter!

Diferentemente do modelo que muitos imaginaram, o Coxa não coloca um ‘valor’ para a SAF. O vice-presidente Glenn Stenger explicou o modelo que esperam para um possível comprador do clube-empresa.

Esse valor não está determinado. Pelo contrário. O Coritiba não espera só um cheque em mãos. Espera o valor e um parceiro estratégico que faça com que o Coritiba consiga alcançar os objetivos que o clube imagina. Temos que fugir da expectativa exclusiva do valor. Nossos parceiros vão nos ajudar na composição para que a gente consiga chegar nesse número mágico. É importante que essa equipe multidisciplinar consiga fazer com que suas particularidades sejam tratadas e, com cada uma delas, a gente consiga chegar a um valor para o Coritiba.

– Glenn Stenger.

Veja no canal do Coxa no Youtube a entrevista completa.