Notícias
Retrospecto entre Coritiba e Paraná em Campeonatos Paranaenses
O campeonato Paranaense está de volta e no domingo (19), já teremos clássico paraTIBA no estadual. Este será o jogo será o de número 105 entre as equipes, sendo que em 40 vezes o Coxa foi quem saiu vitorioso da partida, com 125 gols marcados. Foram 35 derrotas, com 127 gols sofridos e 29 empates.
Vamos relembrar alguns clássicos entre a dupla que ficaram marcados na história do campeonato:
O primeiro clássico entre às equipes foi realizado em 1990, com vitória Coxa-Branca por 1×0, gol marcado por Paulo César. Jogo que foi considerado um batismo por parte do Coritiba.
Outra vitória veio no ano seguinte, em 1991, o Coxa vencia por 4×0 com gols de: Pachequinho, Emerson, Chicão e Hélcio. Vale ressaltar que neste jogo, Pachequinho fez um golaço olímpico mais de 30 mil pessoas acompanharem.
Outra goleada veio em 1996, quando novamente, o Coxa venceu o time do Paraná por 4×0, com três gols de Magrão e um de Pachequinho. O quarto gol, de Magrão, foi um gol por cobertura, para fechar o placar e fazer a alegria da torcida no estádio Couto Pereira.
A final do campeonato Paranaense de 1999 foi decidida em três jogos. Uma final marcada na história do Coritiba. O Paraná, dono da melhor campanha, precisava apenas de três empates para se consagrar campeão daquele ano. O primeiro jogo foi no estádio Couto Pereira, o Coxa venceu a equipe Paranista por 1×0, com um gol de voleio marcado por Cléber, o que tornava a vida Coxa-Branca mais tranquila até então. O segundo jogo foi realizado na Vila Olímpica, desta vez o mando era do tricolor que saiu na frente do placar logo no ínicio com Washington e Branco. O Coritiba correu atrás do prejuízo, mas só conseguiu o empate quase no final da partida com gols de Araújo e Robert. No dia do jogo final, realizado no estádio Pinheirão, novamente a equipe Alviverde saiu atrás do placar, após ver Reginaldo Vital e Washington marcarem seus gols. O Coritiba novamente precisava ir atrás do prejuízo e em um jogo dramático, após os 30 minutos do segundo tempo, conseguiu empatar a partida com gols de Cléber e Darcy. Foi um alívio para a equipe do Coritiba, que viu o Paraná erguer as taças em 91, 95 e 96. O Coxa quebrou um jejum de dez anos e erguia naquele dia, sua 30º taça do estadual.
Em 2018, ocorreu o clássico de número 100, em jogo válido pela segunda rodada da taça Caio Júnior. Neste dia, quem saiu vitorioso da Vila Capanema foi o time do Paraná, que venceu o Coritiba por 2×0. Este foi o único clássico entre às equipes naquele ano.
Os times voltaram a se encontrar no campeonato Paranaense de 2019, no estádio do Pinhão em São José dos Pinhais, o Coxa venceu o tricolor por 1×0, gol de Rodrigão que eliminava o time Paranista da competição. O clássico foi marcado pela excelente atuação de Alex Muralha, que operou milagres e fez uma bela defesa que ficou marcada no jogo.
Já em 2020, em jogo válido pela terceira rodada do estadual, na Vila Capanema, o Alviverde venceu o Paraná com um golaço marcado por Thiago Lopes após cobrança de falta, somando mais três pontos essenciais para garantir o primeiro lugar na tabela.
Agora a bola volta a rolar e as equipes se encontrarão novamente dentro do campeonato, desta vez, valendo vaga nas semi finais da competição. Os jogos serão de ida e volta, sendo o primeiro na Vila Capanema, neste domingo (19), às 16h.