Divulgação/Coritiba

Notícias

Setor por setor: o que esperar do Coritiba para o clássico

O Coritiba disputou nove partidas na temporada 2021; foram seis vitórias, duas derrotas e um empate – seja dentro da Copa do Brasil ou no Campeonato Paranaense, no contexto geral, o desempenho do time comandado pelo paraguaio Gustavo Morínigo começa a dar esperanças para os torcedores diante de uma temporada tão longa e difícil como a que terão pela frente.

Uma das características do técnico Morínigo é manter – quando possível – a mesma base do time titular, fazendo assim com que o entrosamento da equipe aumente partida por partida. Claro que a temporada ainda está no início e o time deve contar com mudanças e perdas ao decorrer da temporada, mas tendo por base o time que vem sendo titular nas últimas partidas; o que devemos esperar dos titulares do Verdão para o primeiro AtleTiba da temporada?

Setor por setor

Defesa coxa-branca

O time que atua na sua maioria do tempo, tem na sua defesa: Wilson; Luciano Castán e Wellington Carvalho; Romário e Igor. Dos cinco defensores do Coxa, Wilson – não só na defesa, mas em todo o elenco – é uma das unanimidades; o goleiro Coxa é um dos remanescentes do elenco da temporada passada e busca dentro do Paranaense mais esse triunfo com a camisa do Verdão. Luciano Castán chegou como status de xerife na zaga do Coritiba, fez boas partidas desde que estreou pelo Verdão e espera-se que repita a boa atuação no clássico desta quinta-feira (06). Do seu lado, Wellington Carvalho não passa a mesma segurança que seu companheiro de ‘zaga’ – com o possível desembarque no Alto da Glória do zagueiro Henrique, a tendência é que Wellington Carvalho se acostume com o banco de reservas. Nas laterais, Igor e Romário veem sendo peças com seus desempenhos constantes no Verdão, o time depende muito do bom desempenho dos dois laterais para conseguir os êxitos previstos. 

Meio-campo do Verdão 

Rafinha, Willian Farias e Val são aqueles que dominam a ‘meia-cancha’ do Coxa, na partida contra o rival, Willian e Rafinha devem atuar e tendo em base as suas últimas partidas, espera-se que ambos desempenhem o melhor futebol possível dentro de campo. Willian Farias e Rafinha já estão ‘calejados’ em clássicos, sabem os caminhos do campo e devem ser os pilares do Verdão para a vitória. Por sua vez, Val não foi relacionado para a partida e o Coxa acaba perdendo muito com sua ausência -, em sua posição de origem, Matheus Sales e Jhony Douglas seriam os reservas imediatos; Matheus Sales tem qualidade e com tudo que já apresentou pelo Verdão, isso é inquestionável; mas Jhony Douglas apresenta características mais parecidas com o ausente Val – bolas longas, maior participação ofensiva e a aproximação com a segunda linha de meio-campo pode ser um diferencial para o clássico. 

Léo Gamalho e ‘cia’

Dentro do ataque coxa-branca, Morínigo deve atuar com Waguininho e Igor Paixão como dois extremos e Léo Gamalho centralizado. O ‘camisa 9’ é o destaque marcador de gols do Verdão, já são seis anotados na temporada e deve ser – caso mantenha o ritmo – o artilheiro do Coxa no ano; na partida contra o CAP, deve ser titular e a esperança de gol no ataque. Igor Paixão deve atuar como titular e busca emplacar bons jogos em seu retorno com a camisa verde e branca – Igor, caso mantenha o rendimento regular, não demonstra motivos para ter dúvidas sobre sua titularidade no time de Gustavo Morínigo. Outro extremo do ataque é o recém-chegado Waguininho, com atuações abaixo do esperado e não sendo efetivo quando acionado, não seria surpresa alguma o técnico paraguaio optar por Cerutti ou Robinho, caso optasse por mudança no esquema tático. Mas o que se tem de certeza disso tudo é que se Waguininho não demonstrar mudança em seu comportamento dentro de campo, é questão de tempo para se acostumar com o banco de reservas.

O clássico acontece nessa quinta-feira (06), às 17h40, na casa do rival e terá transmissão da TV Coxa Prime e Rede Massa.