Notícias

Treecorp não vendeu 30% da SAF do Coritiba à OutField, esclarece clube

Nessa segunda feira (14/04/2025), circulou nas redes sociais, em alguns perfis de jornalistas e setoristas ligados ao Club, informações de que a Treecorp, empresa controladora da SAF do Coritiba, teria vendido 30% de sua participação na sociedade anônima do futebol para a OutField, empresa especializada em gestão e inteligência esportiva, da qual Lucas de Paula é sócio-fundador e atual CEO da SAF.

A informação, no entanto, não procede.

O que realmente aconteceu

Segundo apurado pela Rede Coxa, o que houve foi a aquisição de 30% de cotas de um dos fundos de investimento estruturados pela própria TreeCorp — e não a venda de ações da SAF em si.

Estes fundos fazem parte do modelo adotado pela TreeCorp para levantar recursos destinados à operação do futebol do Coritiba, incluindo pagamento de dívidas e investimentos estruturais.
A OutField adquiriu parte dessas cotas — o que a torna investidora no projeto financeiro da SAF, mas não sócia da SAF nem acionista da empresa Coritiba SAF.

Posicionamento oficial do clube

Em comunicado divulgado no site oficial, o Coritiba explicou os termos da parceria entre as duas empresas:

“A Treecorp, acionista majoritária da SAF, e a OutField, grupo reconhecido por sua atuação em inteligência, negócios e investimentos nos mercados esportivo e de entretenimento, passam a ser parceiros estratégicos na gestão do Coritiba. Com isso, a empresa terá atuação no dia a dia da operação com o objetivo de aprimorar a administração do Coxa, mantendo o foco em resultados esportivos e na sustentabilidade financeira do projeto no longo prazo.”

“Como importante parte deste movimento, Lucas de Paula, sócio-fundador da OutField, passa a ser o CEO do clube.”

“É importante ressaltar que o movimento em nada altera a estrutura societária da SAF, não envolvendo venda de qualquer parte da participação da Treecorp na SAF.”

Associação exige esclarecimentos

A Associação Coritiba Foot Ball Club, que detém os 10% restantes da SAF, entrou em contato com a Treecorp para solicitar esclarecimentos formais sobre o movimento.

O contrato entre as partes determina que qualquer alteração na estrutura societária da SAF — inclusive a transferência de ações ou participações — deve ser previamente informada à Associação. O descumprimento desta cláusula pode, inclusive, ser interpretado como quebra contratual.

Até o momento, não há indícios de descumprimento, e a Associação aguarda uma comunicação formal da Treecorp que reforce o que foi divulgado publicamente.

Sobre a OutField e o novo CEO

A OutField é uma consultoria e gestora de investimentos especializada no mercado esportivo e de entretenimento. Lucas de Paula, seu fundador, tem mais de uma década de experiência em estruturação de clubes, gestão de SAFs, captação de recursos e governança no futebol.

Sua nomeação como CEO da SAF do Coritiba faz parte da nova estratégia de profissionalização do clube, com foco na reestruturação financeira, modernização administrativa e qualificação da gestão esportiva. Quem é Lucas de Paula, novo CEO da SAF do Coritiba

Diferente do que se especulou, não houve venda de participação da SAF do Coritiba à OutField. A parceria envolve a atuação direta da empresa na gestão da operação, mas a Treecorp continua como única acionista majoritária da SAF, detendo os 90% acordados no modelo original.

A Rede Coxa continuará acompanhando o desenrolar dessa nova fase de governança no clube e trará atualizações conforme as informações forem oficialmente disponibilizadas pelas partes envolvidas.