Opinião
1909 - Entre erros e acertos, ponto para o clube
Lançada em agosto de 2018, a 1909 debutou no Coritiba para o início da Série B do ano passado. De lá pra cá, lançou 4 camisas utilizadas em jogo, materiais de treino, viagem e comissão técnica, bem como camisas comemorativas. Vamos, de forma justa, tentar apontar erros e acertos da marca.
Antes de mais nada, é preciso falar se valeu a pena ou não a troca de Adidas para a marca própria. Segundo o clube sim. De acordo com nota emitida pela assessoria de imprensa, a marca 1909 vendeu em dezembro 1 milhão de reais, recorde absoluto que bate o mês de natal de 2016, então com a Adidas, quando o clube vendeu cerca de R$600.000. A diferença em prol do clube deve ser ainda maior uma vez que o lucro de cada camisa vendida é maior, uma vez que não existe uma grande marca por trás. Números de camisas vendidas, porcentagem de lucro para o clube e lucro total não foram informados pelo clube.
Dito isso, vamos falar do material. Já no lançamento, foram lançadas duas camisas, a tradicional camisa home, branca com duas faixas, bem como a jogadeira. Ambos modelos, contaram com duas versões, uma de jogo, a Pró, e uma para torcedores, custando R$229,00 e R$189,00, respectivamente. Logo de cara tivemos erros e acertos. Vamos de coisa boa primeiro. As camisas, em ambas versões, ficaram lindas, minimalistas e exatamente como as camisas do Coritiba devem ser, habemus faixa nas costas. Destaque para os fantásticos escudos das versões “Pró”. Apesar do acerto estético, nem tudo foi maravilhoso.
Uma das grandes demandas da torcida era e ainda é, uma terceira linha, materiais de qualidade inferior, mas com o selo de oficial, para atingir o povão. Camisas baratas, assim como aquelas de varal que, apesar de não serem bonitas e tecnológicas como as oficiais, vendem, e como vendem. Essa é uma pauta importante, afinal, a temporada 2019 provou que o Coritiba é um clube de várias classes sociais. A demanda em questão já era sabida e comentada pelos atuais gestores antes mesmo de vencerem as eleições, mas acabou sendo completamente ignorada.
Ainda em agosto o Coritiba e a 1909 lançaram um Concurso para que os sócios do clube desenhassem as camisas. A camisa vencedora foi desenhada por Diego Pinton. Curiosamente, a camisa escolhida pelos sócios nunca foi utilizada pelo clube em uma partida. Conversamos com o Diego sobre o tema para tentar entender o que aconteceu.
Antes de mais nada, vamos falar sobre a premiação. O torcedor recebeu uma ligação do clube informando que ele havia vencido o concurso e ,que como prêmio, ganharia a camisa que desenhou, e assim aconteceu. Nem tudo são rosas e ao chegar na loja para retirar o presente, não havia ninguém do clube e, o único registro foi uma foto tirada com o celular do próprio Diego. Falha grave! Para piorar a situação, de acordo com o torcedor, ele é membro fundador tanto da Curva 1909 quanto da Camisa Alviverde e, por participar de reuniões cobrando o clube e a diretoria, a camisa não teria sido usada como retaliação. Questionamos o clube, mas não obtivemos nenhuma resposta sobre o tema.
De lá para cá, foram lançadas mais duas camisas de jogo. Uma camisa 3, com tons de verde mais escuros, inspirada na lendária de 1999 produzida pela penalty, e uma jogadeira, que apresentou faixas brancas mais finas e um tom de verde mais escuro. A nova camisa 3 foi lançada em Abril deste ano, já a jogadeira, foi lançada no fim de agosto. A exemplo do ano anterior, ambas camisetas apresentaram design impecável, inclusive com opções de manga longa, para torcedores mais exigentes, entretanto, novamente a 1909 apresentou algumas falhas pontuais que precisam ser ditas.
A primeira e grande falha, foi a mudança de estratégia. Se no ano anterior o clube pecou por não lançar uma versão “povão”, em 2019 ignoraram também os torcedores que gostaram das versões “Pró”, uma vez que as camisas foram lançadas em apenas uma versão, com escudos bordados, assim como as de torcedores de 2018. O preço estipulado, entretanto, foi o das camisas versão “Pró”, R$229,00. A outra falha, compreensível, diga-se, foi na escolha da data de lançamento da Camisa 3, em Abril, com o time em má fase e poucos dias antes da eliminação no Campeonato Paranaense.
O balanço, pelo menos do que diz respeito as camisas de jogo, principais produtos da linha 1909, é positivo, apesar da falha gravíssima no que diz respeito a camisa 3 de 2018. Foram 5 camisas, todas bonitas, independente de gostos pessoais e com materiais de qualidade. Ponto para a 1909!
Dito isso, falemos sobre o resto do material da 1909. Agasalhos, camisas de viagem, acessórios e materiais de treino. A linha da 1909 é vasta, inclui ainda 5 camisas parecidas com as de jogo, mas que também nunca foram usadas. Uma branca em alusão a primeira camisa “home” do Coritiba, uma rosa focada exclusivamente no público feminino e uma verde e branca com listras horizontais e detalhes dourados, que lembra a utilizada em 2007, estilo “Celtic”. Ainda temos as camisas brancas do Reveillon, disputadíssimas. Como não são camisas de jogo, não vamos avaliar individualmente, mas as brancas de virada de ano, e a rosa fizeram muito sucesso.
O resto da linha oficial é provavelmente o maior problema no que diz respeito a qualidade. Os agasalhos são extremamente genéricos, parecem ter saído de uma confecção qualquer, mas com preços de Nike e Adidas. No lançamento, em 2018, isso era completamente compreensível, afinal de contas, o foco deveriam ser as camisas, mas, passado um ano e meio, pouca coisa mudou. O produto com o provável maior número de reclamações dentre a torcida são as camisas polo, utilizadas em viagens e comissão técnica, é difícil encontrar beleza nelas. As listras formam um conjunto feio, jocoso que esperamos não ver mais em nossos treinadores. Recentemente foi apresentado um modelo todo cinza, mais minimalista, e que com certeza é mais apresentável.
A linha 1909 ainda oferece meias, meiões, calções, camisas térmicas, calções térmicos etc. Todos materiais de ótima qualidade, perdendo apenas para as gigantes do mercado, o que para nós, consumidores finais, não faz muita diferença. Colocando tudo na balança, mais uma vez ponto para a 1909, afinal, a questão estética pode ser alterada em novos lançamentos, basta um pouco de carinho.
Resumindo, a mudança foi positiva. Convenhamos que o principal atrativo de uma camisa é o escudo do Coritiba, não o logo de uma empresa famosa e se o clube pode lucrar mais e manter um padrão de qualidade ok, ótimo. É bom lembrar que os sócios do clube tem 20% de desconto em produtos da 1909.