Opinião

1909 - Entre erros e acertos, ponto para o clube

Lançada em agosto de 2018, a 1909 debutou no Coritiba para o início da Série B do ano passado. De lá pra cá, lançou 4 camisas utilizadas em jogo, materiais de treino, viagem e comissão técnica, bem como camisas comemorativas. Vamos, de forma justa, tentar apontar  erros e acertos da marca.

Antes de mais nada, é preciso falar se valeu a pena ou não a troca de Adidas para a marca própria. Segundo o clube sim. De acordo com nota emitida pela assessoria de imprensa, a marca 1909 vendeu em dezembro 1 milhão de reais, recorde absoluto que bate o mês de natal de 2016, então com a Adidas, quando o clube vendeu cerca de R$600.000. A diferença em prol do clube deve ser ainda maior uma vez que o lucro de cada camisa vendida é maior, uma vez que não existe uma grande marca por trás. Números de camisas vendidas, porcentagem de lucro para o clube e lucro total não foram informados pelo clube.

Dito isso, vamos falar do material.Já no lançamento, foram lançadas duas camisas, a tradicional camisa home, branca com duas faixas, bem como a jogadeira. Ambos modelos, contaram com duas versões, uma de jogo, a Pró, e uma para torcedores, custando R$229,00 e R$189,00, respectivamente. Logo de cara tivemos erros e acertos. Vamos de coisa boa primeiro. As camisas, em ambas versões, ficaram lindas, minimalistas e exatamente como as camisas do Coritiba devem ser, habemus faixa nas costas. Destaque para os fantásticos escudos das versões “Pró”. Apesar do acerto estético, nem tudo foi maravilhoso.

Uma das grandes demandas da torcida era e ainda é, uma terceira linha, materiais de qualidade inferior, mas com o selo de oficial, para atingir o povão. Camisas baratas, assim como aquelas de varal que, apesar de não serem bonitas e tecnológicas como as oficiais, vendem, e como vendem. Essa é uma pauta importante, afinal, a temporada 2019 provou que o Coritiba é um clube de várias classes sociais. A demanda em questão já era sabida e comentada pelos atuais gestores antes mesmo de vencerem as eleições, mas acabou sendo completamente ignorada.

Ainda em agosto o Coritiba e a 1909 lançaram um Concurso para que os sócios do clube desenhassem as camisas. A camisa vencedora foi desenhada por Diego Pinton. Curiosamente, a camisa escolhida pelos sócios nunca foi utilizada pelo clube em uma partida. Conversamos com o Diego sobre o tema para tentar entender o que aconteceu.

Antes de mais nada, vamos falar sobre a premiação. O torcedor recebeu uma ligação do clube informando que ele havia vencido o concurso e ,que como prêmio, ganharia a camisa que desenhou, e assim aconteceu. Nem tudo são rosas e ao chegar na loja para retirar o presente, não havia ninguém do clube e, o único registro foi uma foto tirada com o celular do próprio Diego. Falha grave! Para piorar a situação, de acordo com o torcedor, ele é membro fundador tanto da Curva 1909 quanto da Camisa Alviverde e, por participar de reuniões cobrando o clube e a diretoria, a camisa não teria sido usada como retaliação. Questionamos o clube, mas não obtivemos nenhuma resposta sobre o tema.

De lá para cá, foram lançadas mais duas camisas de jogo. Uma camisa 3, com tons de verde mais escuros, inspirada na lendária de 1999 produzida pela penalty, e uma jogadeira, que apresentou  faixas brancas mais finas e um tom de verde mais escuro. A nova camisa 3 foi lançada em Abril deste ano, já a jogadeira, foi lançada no fim de agosto. A exemplo do ano anterior, ambas camisetas apresentaram design impecável, inclusive com opções de manga longa, para torcedores mais exigentes, entretanto, novamente a 1909 apresentou algumas falhas pontuais que precisam ser ditas.

A primeira e grande falha, foi a mudança de estratégia. Se no ano anterior o clube pecou por não lançar uma versão “povão”, em 2019 ignoraram também os torcedores que gostaram das versões “Pró”, uma vez que as camisas foram lançadas em apenas uma versão, com escudos bordados, assim como as de torcedores de 2018. O preço estipulado, entretanto, foi o das camisas versão “Pró”, R$229,00. A outra falha, compreensível, diga-se, foi na escolha da data de lançamento da Camisa 3, em Abril, com o time em má fase e poucos dias antes da eliminação no Campeonato Paranaense.

O balanço, pelo menos do que diz respeito as camisas de jogo, principais produtos da linha 1909, é positivo, apesar da falha gravíssima no que diz respeito a camisa 3 de 2018. Foram 5 camisas, todas bonitas, independente de gostos pessoais e com materiais de qualidade. Ponto para a 1909!

Dito isso, falemos sobre o resto do material da 1909. Agasalhos, camisas de viagem, acessórios e materiais de treino. A linha da 1909 é vasta, inclui ainda 5 camisas parecidas com as de jogo, mas que também nunca foram usadas. Uma branca em alusão a primeira camisa “home” do Coritiba, uma rosa focada exclusivamente no público feminino e uma verde e branca com listras horizontais e detalhes dourados, que lembra a utilizada em 2007, estilo “Celtic”. Ainda temos as camisas brancas do Reveillon, disputadíssimas. Como não são camisas de jogo, não vamos avaliar individualmente, mas as brancas de virada de ano, e a rosa fizeram muito sucesso. 

O resto da linha oficial é provavelmente o maior problema no que diz respeito a qualidade. Os agasalhos são extremamente genéricos, parecem ter saído de uma confecção qualquer, mas com preços de Nike e Adidas. No lançamento, em 2018, isso era completamente compreensível, afinal de contas, o foco deveriam ser as camisas, mas, passado um ano e meio, pouca coisa mudou. O produto com o provável maior número de reclamações dentre a torcida são as camisas polo, utilizadas em viagens e comissão técnica, é difícil encontrar beleza nelas. As listras formam um conjunto feio, jocoso que esperamos não ver mais em nossos treinadores. Recentemente foi apresentado um modelo todo cinza, mais minimalista, e que com certeza é mais apresentável.

A linha 1909 ainda oferece meias, meiões, calções, camisas térmicas, calções térmicos etc.
Todos materiais de ótima qualidade, perdendo apenas para as gigantes do mercado, o que para nós, consumidores finais, não faz muita diferença.  Colocando tudo na balança, mais uma vez ponto para a 1909, afinal, a questão estética pode ser alterada em novos lançamentos, basta um pouco de carinho.

Resumindo, a mudança foi positiva. Convenhamos que o principal atrativo de uma camisa é o escudo do Coritiba, não o logo de uma empresa famosa e se o clube pode lucrar mais e manter um padrão de qualidade ok, ótimo. É bom lembrar que os sócios do clube tem 20% de desconto em produtos da 1909.









Comentários

  • Eduardo Requião Lopes dos Santos 43 anos

    Feliz natal, nação Coxa-Branca
    Coritiba futebol clube estende votos de natal ás famílias Coritibanas
    O Coritiba futebol clube deseja aos seus associados e toda nação alviverde um ótimo natal com muita saúde, paz e alegrias.

    Que seja um dia especial com muita fé, esperança e renovação para toda a família Coxa Branca. Que o espílito de esperança permaneça no coração de cada torcedor. O clube ainda agradece o presente dado pela torcida verdão em 2019: a presença no estádio Couto Pereira.

    Um público recordes na história alviverde que certamente foi decisão para a conquista do acessos á série A

    Um feliz natal a todos, e também novo ano 2020 tragam felicidades paz prosperidades esperança, futuros renascem próximas temporada anos de glórias otimismos e vê o time esteja melhor.

    A competitivos Copa do Brasil, estaduais paranaeses serão prioridades e também teremos focos princípais objetivos brasileirão série A uma das vagas a Sul-Américana G-5, G-6.

    Abraços saudações alviverde
    Eduardo Requião Lopes dos Santos 43 anos

  • Eduardo Requião Lopes dos Santos 43 anos

    Feliz 2020! Abra seu coração, pois este vai ser um ano de muita alegria e realização!

    Eu te desejamos feliz ano novo e prosperidades 2020 com alegria paz, saúde princípal com espirito de esperança otimismos próxima temporada cheios de atrações anos vitóriosas o Coritiba futebol clube!

    Se planeja que termos bons calendário fortíssimos buscar hegemonia do estado PR, o títulos estaduais PR, e a Copa do Brasil serão princípais nossos foco prioridades e também brasileirão série A clássificar para Sul-Américana, G-5 G-6, G-7.

    Abraços saudações alviverde
    Eduardo Requião Lopes dos Santos 43 anos

  • Caio Castro

    Me desculpem a sinceridade, apesar do texto nos informar que só foi repassado pela assessoria do Coritiba os números com as vendas, temos que levar em conta o lucro líquido para emitir uma opinião mais correta sobre a nossa marca própria. Vou me ater somente aos números, pois design e qualidade das peças produzidas pela Bomache é algo muito individual.
    Uma coisa é o valor arrecadado com as vendas e outra coisa é o lucro líquido, isso é o básico e uma informação muito importante para ser deixada de lado.
    Em 2018 o Clube fez uma divulgação oficial sobre as vendas da Loja 1909 entre agosto e dezembro, arrecadou R$ 1.311.121, com lucratividade de 18%. Ou seja: entrou para os cofres do Coritiba “apenas” 236 mil reais nesse período.
    https://coritiba.com.br/artigo/34840/coxa_apresenta_comentarios_sobre_balanco_2018?fbclid=IwAR1hFa2wbIswNjhhTf—Npyz1yE0II1XJzzxlCcqLVtBpGUnAb65LFqMyA
    Esse deve ter sido o valor aproximado que o Clube arrecadou agora dezembro, divulgaram 1 milhão em vendas e omitiram um possível lucro real de 200 mil reais.
    Dito isso, cada um que tire as suas próprias conclusões.

  • Eduardo Requião Lopes dos Santos 43 anos

    Nossas metas, ou seja, traçados!
    Eu te desejo feliz ano novo e prosperidades 2020, saúde e paz tudo seja; realizações com alegria esperanças futuras renascem nossas vidas. E eu elaborará novos planos que restantes do ano, termos priorizar estaduais paranaenses e a Copa do Brasil também.

    Puder-se entrar á competitivos fortes e inicíar temporada muitas atrações e no brasileirão série A nossas idéia focar principalmente uma das vagas a Sul-Américana G-5 G-6, e G-7.
    1 FELIZ ANO NOVO
    É hora de receber o Ano Novo
    com alegria e esperança no coração.
    De deixar o ruim no passado,
    e abraçar o futuro com otimismo.

    Vamos fazer desta virada de ano
    um recomeço de tudo que é bom.
    Um renovar de sentimentos positivos,
    e um renascer de velhos sonhos.

    Desejo muita felicidade para este ano.
    Que sejam 365 dias de realizações,
    sucesso e muita prosperidade.
    Feliz Ano Novo!

    Abraços saudações alviverde
    Eduardo Requião Lopes dos Santos 43 anos

  • Eduardo Requião Lopes dos Santos 43 anos

    Feliz Ano Novo
    É hora de receber o Ano Novo
    com alegria e esperança no coração.
    De deixar o ruim no passado,
    e abraçar o futuro com otimismo.

    Vamos fazer desta virada de ano
    um recomeço de tudo que é bom.
    Um renovar de sentimentos positivos,
    e um renascer de velhos sonhos.

    Desejo muita felicidade para este ano.
    Que sejam 365 dias de realizações,
    sucesso e muita prosperidade.
    Feliz Ano Novo.
    Feliz 2020!!! “Agradecemos a você torcedor que nos acompanha sempre, que neste ano possa ter muitas conquistas e alegrias, e que o Coritiba Futebol clube possa nos unir e crescer cada vez mais! ”
    A estreia será contra o FC Cascavel, no dia 19, um Domingo, às 18h, no Couto Pereira – veja a tabela. Além do estadual, o Coritiba também Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro série A em 2020. Nossos, focos princípais objetivos mantém a bases e permanence. Próximas temporada 2021, e 2022
    Na elite nacionais brasileiros e acreditar muita fé a nossas vagas a Sul-Américana realistas brigarmos com lider dos campeonatos!

    Abraços saudações alviverde
    Eduardo Requião Lopes dos Santos 43 anos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.