Opinião
A última da temporada
“Ganhar campeonatos estaduais é uma coisa boa, mas será que assim como nas administrações passadas esse deve ser o nosso único foco?”
Acabou a chamada “Série B mais difícil dos últimos tempos”, e com o fim dela podemos tomar algumas notas, principalmente sobre o Coritiba dentro e fora de campo.
Primeiramente ressalto o sentimento de dever cumprido, obviamente quando o Verdão cai temos em mente uma obrigação de retornar no ano seguinte para elite. Infelizmente nas gestões passadas não é o que vinha acontecendo, e isso diz mais sobre a gestão do que sobre os atletas em si.
No último acesso em 2019 tínhamos um elenco muito mais fraco que o desse ano, técnicos mais despreparados e principalmente uma diretoria sem noções claras do que fazer e como fazer, não a toa subiu para a série A se arrastando.
Em 2021 não temos do que reclamar, obviamente o título da série B seria algo muito bom financeiramente e moralmente, mas apesar do péssimo fim de campeonato o Verdão manteve uma regularidade impressionante durante o ano.
Esse acesso não representa só o retorno do Coritiba para a elite, mas também deixa claro que dessa vez há um planejamento. Os jogadores (apesar de alguns peladeiros) realmente foram escolhidos a dedo, a comissão técnica foi mantida mesmo quando tinha tudo para ser dispensada, o Coritiba não subiu na “cagada”, mas sim com plano de jogo bem definido e etc.
Nossos caminhos são muito promissores, mas não podemos achar que o Verdão vai subir para a série A e logo pescar uma vaga em Libertadores. Estamos em reconstrução quase que completa e o primeiro passo foi dado, restam ainda muitos que serão trilhados, tudo no seu tempo.
Por fim, parabenizo este grande clube, que infelizmente se apequenou nos últimos anos por culpa de más administrações. Ganhar campeonatos estaduais é uma coisa boa, mas será que assim como nas administrações passadas esse deve ser o nosso único foco? Afirmo com certeza que não, e se a diretoria sair da caixinha que as anteriores ficaram presas, temos tudo para ver um Coritiba forte novamente.