Opinião

Bate papo com um cara da SAF

Liguei para uma pessoa muito envolvida com a transição do clube para SAF e vou tentar resumir aqui como foi o papo.
Enquanto o negócio não estiver completamente aprovado, vou tratar meu contato como Fulano.

O primeiro ponto é o mais óbvio, nosso futebol está performando muito abaixo do esperado. Fulano disse que estão a par e que já tem um diagnostico da situação e que já estão sendo adotadas medidas internamente, apesar de ver evolução tática nos últimos dois jogos

Afirmou que estão também trabalhando para trazer reforços antes do início da janela que se abre em 3 de julho, a fim de que os atletas já estejam aptos a jogar imediatamente.

De acordo com Fulano, o objetivo desportivo de 2023 é conquista de uma vaga na copa sul-americana de 2024 e não apenas a manutenção da vaga na Série A de 2024, apesar da situação atual.

Por mais de uma vez, Fulano mostrou preocupação com o primeiro terço do campeonato (até abertura da janela de transferências), admitindo que o atual elenco possui carências que serão supridas na próxima janela.

Apesar disso, acredita que a partir da definição da transição para SAF, com a implantação de uma nova metodologia de trabalho, a tendência é de que haja evolução na performance da equipe, afirmando que já notou mudanças positivas nos jogos contra Vasco e A. Paranaense.

Com isso em mente, questionei-o a respeito da qualidade das contratações necessárias, se teríamos jogadores renomados e valorizados, ou se mais uma vez iríamos em busca das chamadas “oportunidades de mercado”. Fulano foi claro em afirmar que não faremos loucuras trazendo atletas super valorizados. O objetivo é melhorar muito a qualidade e competitividade do elenco, mas trazendo atletas que tenham performance, e não apenas renome. Afirmou também que, a partir da janela de transferência, teremos dois terços do campeonato para recuperarmos o atraso atual e que acredita numa evolução consistente a partir disto.

Encerrei a ligação torcendo muito para que tudo se concretize conforme o esperado, nossa torcida merece momentos melhores. Merecemos voltarmos a sorrir com o Coritiba.