Opinião

É tradição não é moda!

Hoje dedico minha coluna semanal na Rede Coxa à maior e melhor torcida organizada do estado do Paraná. A Império Alviverde está de aniversário e não posso deixar de parabenizar àqueles que não só cantam o jogo todo, como seguem nosso verdão em todas as cidades deste país. Torcedores abnegados que estão ao lado da instituição nas fases boas e nas fases ruins. São aqueles que representam todos os torcedores quando cobranças precisam ser feitas tanto com jogadores quanto com dirigentes.

A Império nasceu no dia 2/10/1977 na final do campeonato paranaense entre Coxa e Grêmio Maringá. O jogo que aconteceu no Couto Pereira terminou 1×1. Na década de 90 a torcida se consolidou como a maior torcida organizada do sul do país. Impossível esquecer o maravilhoso show da IAV no retorno do Coxa à 1º divisão em 1995, na goleada frente ao CAP por 3×1.

A partir de 2006 a IAV inova e inicia o projeto de ” torcida social’, ampliando seus projetos junto à comunidade Curitibana. Em março de 2008 a loja da torcida é inaugurada na frente do Couto Pereira. Em 2011 a torcida se mobiliza para combater a violência em parceria com o Ministério Publico.

As festas de aniversário da torcida são um show a parte. Apresentações históricas no Master Hall ( atual Live Curitiba) de bandas nacionalmente reconhecidas como Raimundos e Charlie Brown Jr são lembradas por todos os integrantes e torcedores do Coxa.

Parabéns à IAV, estendo ao seu presidente Lano e vice Cabeça, que não medem esforços para além de cobrar o clube quando necessário e de forma civilizada, mantém o agito nas arquibancadas do Couto e de todos os estádios em que o Coxa joga.

É nois aê

Comentários

  • Guilherme

    Parabéns a torcida porem creio que cabe muitas críticas. E vou citar apenas uma que a mim particularmente incomoda bastante. Musicas e inovação; a Império está estagnada, não é capaz de criar uma musica contagiante para que o estádio inteiro cante. A última vez que conseguiu isso foi em 2014 (hj eu vim pro couto bem mais cedo) antes disso….somente em 2009 (vamos vamos meu versão…). E pior…..ainda insiste com a música…olele….olala….pra ganha do coxa tem que rebolar. É irritante a falta de criatividade e capacidade de interação entre a Império e o torcedor comum. falta muito para a império ser uma torcida contagiante, infelizmente. Vejo na curva 1909 um grande potencial de evolução. Pena que onde eles ficam localizados é um setor “morto” onde eles tem feito o possível para contagiar o pessoal. Em tempo…sou sócio arquibancada a 14 anos e nao tenho a intenção de mudar

  • Felipe

    Torcida que parou no tempo há 10 anos, infelizmente.
    Era uma das mais contagiantes do Brasil e, não sei o que aconteceu internamente, mas é clara a mudança de postura nessa última década, onde ela canta mais para si mesma e menos para o Coritiba. Isso sem falar da falta de novas músicas, festa com papel picado, papel higiênico, etc etc. Coisas que faziam a torcida viva nos anos de ouro da Império.

    No momento atual, ou a torcida muda drasticamente de filosofia, ou torço muito para que um novo movimento tome as rédeas do povão do Couto Pereira.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.