Foto: Site oficial do Coritiba
Foto: Site oficial do Coritiba

Opinião

Futebol de rebaixado

O Coritiba vem jogando muito mal. Independente do resultado obtido ao término das partidas, o desempenho da equipe é de um time rebaixado. A equipe não consegue se impor, não tem setor de criação efetivo e, principalmente, sofre demais para fazer gols. O sistema ofensivo deste Coxa consegue ser pior do que o que víamos na fraca Série B de 2019. Infelizmente, involuímos.

Além da notória falta de peças em decorrência das falhas na montagem do elenco, coletivamente o ataque simplesmente inexiste. Vivemos de lampejos individuais raros, não temos um atleta criativo para abastecer os atacantes e nem a bola parada alta ofensiva, que outrora era arma fundamental, funciona mais. Não temos um centroavante goleador, aquela referência na frente.

Com Jorginho, o sistema defensivo melhorou, mas ofensivamente o treinador não consegue encontrar uma formação capaz de agredir o adversário. Sem ataque eficaz que principalmente retém a bola no campo do adversário, a defesa novamente fica sobrecarregada. Sinceramente, não vejo outra equipe jogando pior que o Coxa nesta Série A. É importante lembrar que quatro dos oito gols feitos na competição vieram de cobranças de pênalti e que estes gols definiram muito da nossa pontuação atual, alguns deles inclusive nos últimos minutos dos jogos. Nenhuma equipe tem média de gols feitos pior que o Coritiba. Nas últimas partidas, não tínhamos centroavante no banco de reservas, o atleta que veio pra ser titular foi demitido por indisciplina e o seu substituto é um jovem em fase de lapidação.

É urgente reforçarmos nosso ataque, mas o treinador precisar entregar um time mais organizado e com mais opções de jogo. Depois do ótimo primeiro tempo contra o fraco Goiás, o Coxa apresentou futebol de time rebaixado e só pontuou porque os adversários cometeram erros grotescos no fim das partidas. O desempenho até aqui é muito abaixo do que necessitamos para nos mantermos na elite do futebol nacional. Não podemos nos iludir com resultado. Ou o time como um todo e, principalmente, o sistema ofensivo evolui, ou fatalmente estaremos na Série B em 2021.

Tags

Comentários

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.