Coritiba
Coritiba/Divulgação

Opinião

Opção x Solução

Tendo em vista o desempenho do atual elenco Coxa nesta temporada, principalmente na Série B, digo com tranquilidade que os atletas que foram reservas e que nem conseguiram disputar posição não podem ser colocados nem como opção no elenco de 2022.

Jogadores como Valdeci, Wellington Carvalho, Gui Azevedo não chegaram perto de serem solução numa temporada contra adversários frágeis. Não será em uma Série A que mostrarão alguma utilidade ao clube.

Em contrapartida, se os 13 titulares desta temporada se mostraram solução e cumpriram o objetivo de retornar à elite do futebol nacional, praticamente nenhum mostrou futebol consistente pra ser avaliado como solução pra temporada seguinte, quando enfrentaremos desafios mais difíceis.

Mas isso não significa que esses atletas não podem ser avaliados como boas opções pro elenco de 22, tanto para banco de reservas de contratações de jogadores mais jovens e qualificados, quanto para transição menos abrupta da chegada dos reforços.

Atletas como Wilson, Henrique, Castán, Farias e Gamalho podem ser úteis sim, porém, em hipótese alguma podem ser vistos como solução definitiva fazendo com que oportunidades de mercado pra estas posições sejam descartadas.

A idade na Série A pesa muito, além da questão técnica, acho temerário fazer uma transição 21/22 abrupta, mandando todos embora por não serem avaliados como solução e tendo que refazer todo um elenco praticamente do zero, apenas com a piazada como base.

Quem era apenas opção nesta temporada que seja negociado ou dispensado, quem foi solução pra 2021 que seja cuidadosamente analisado pra serem opção em 22 e que principalmente tenhamos competência e sabedoria pra entender que precisamos de praticamente um time titular novo pra cumprimos o objetivo primordial da temporada que está por vir: se manter na Série A.

Se nos apoiarmos no que temos e errarmos nas contratações, infelizmente não seremos felizes no final de 22 como estamos sendo em 21. SAV!