Luiz Neto

Paratiba é clássico?

Polêmico, o tema sempre vem a tona sempre que Coritiba e Paraná se enfrentam. Afinal de contas, paraTIBA é clássico?

Para começar o assunto, vamos primeiro definir o que é um clássico ou derby. De acordo com a Wikipedia (fonte sensacional) – “Clássicodérbi ou derby (conforme a palavra em inglês adotada em alguns casos) é o nome dado a um confronto futebolístico de grande rivalidade, sendo que, mais frequentemente, é realizado por duas entidades desportivas locais. Alguns destes encontros são protagonistas de confrontos entre jogadores ou torcidas, dadas as tensões envolvidas.”

Dito isso, vamos analisar cada um dos quesitos que configuram o confronto. O primeiro é o mais polêmico, afinal fala de “grande rivalidade”. Não sei para você, mas no meu caso, grande rivalidade é com o time da baixada. Existe sim rivalidade com o Paranito, mas cá entre nós, não chega aos pés da rixa que temos com os rubro-negros.

O confronto é frequente sim, afinal, pelo menos uma vez ao ano os times se enfrentam, com possibilidades de se encontrarem mais vezes quando disputam as mesmas competições nacionais. Até aí ok, mas isso vale também para Londrina, Operário, etc.

O último ponto é o chamado confronto de torcidas ou jogadores. Bom, não dá para negar que existem confrontos, principalmente no que diz respeito a torcidas, mas vamos combinar, com o time do Água Verde é muito mais comum.

Afinal de contas, paraTIBA é clássico? Na minha opinião não é, se caracteriza como confronto regional apenas, e a única característica real de clássicos do confronto, é ter um nome específico para o embate, paraTIBA. Existe rivalidade até, mas é muito mais zoeira do que antipatia. E aí, paraTIBA é clássico na sua opinião?

Não se esqueça que para assistir o paraTIBA 104 é só clicar no banner abaixo e aproveitar 30 de DAZN na FAIXA.

Comentários

  • Luiz Felipe

    Dentro dessa mesma lógica descrita, “se Paratiba é clássico?”, diria então que o Atletiba não é clássico, pois os rivais do Athletico, são: o Flamengo, Corinthians, Grêmio, Palmeiras.
    Vcs só sabem ficar pagando pau pro Athletico, querendo se igualar! Há muito tempo vcs deixaram de ser rivais deles. Caiam na real !!!
    E analisem os confrontos diretos entre PARANÁ e coxinha.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.