Opinião
Poderia ter sido diferente?
“…Se o Coritiba tivesse jogado assim desde o primeiro tempo, o resultado teria sido diferente?”
O Coritiba perdeu o primeiro jogo, da terceira fase da Copa do Brasil contra a equipe do Flamengo por 1 a 0, em pleno Couto Pereira.
Acredito que ficou muito evidente hoje para todos os telespectadores, mesmo os que pouco entendem de futebol, que o Coritiba jogou seu primeiro tempo no lixo.
A estratégia adotada pela comissão técnica, de jogar fechado com três volantes, em uma situação normal já seria arriscada, contra a equipe do Flamengo então nem se discute.
Essa formação adotada pela comissão técnica, é de longe a que menos funcionaria em uma equipe com as peças que o Coritiba dispõe. O princípio básico desse esquema tático, é manter a bola o máximo de tempo consigo, e quando a recuperar em algum desarme, partir diretamente para um contra-ataque eficiente.
Evidentemente que não funcionaria conosco, afinal temos jogadores da defesa e meio de campo que erram muitos passes, não temos meias de criação com transição ofensiva rápida, e muito menos atacantes que consigam puxar um contra-ataque.
O técnico Gustavo parece ter percebido o tempo que perdemos com essa formação no primeiro tempo, e para a volta do intervalo fez três alterações que na minha visão funcionaram até que bem, deram mais velocidade. O foco então era empatar o jogo, já que se o problema antes era tático, agora ele era técnico, o Coritiba desde sempre tem uma dificuldade enorme em finalizar, reflexo dos jogadores daquele setor.
Sendo sincero, no segundo tempo o Coritiba conseguiu sim assustar o Flamengo em algumas situações, conseguia inclusive chegar na entrada da área – diferente do primeiro tempo, a grande questão era, se o Coritiba tivesse jogado assim desde o primeiro tempo, o resultado teria sido diferente?