Opinião

Resultado ou Desempenho?

O Coritiba alcançou ontem sua terceira vitória fora de casa contra o São Bento, em Sorocaba. Mais que isso, conseguiu obter três vitórias consecutivas após péssima derrota no clássico contra o Paraná Clube, concorrente direto pelo acesso. O Coxa ocupa o 4º lugar (com um jogo a menos fora de casa) na tabela de classificação com 46 pontos.

Os fatos citados seriam motivos para que a torcida Coxa sentisse aquela confiança no acesso, mas o mau desempenho, principalmente na segunda etapa da partida de ontem, deixa um pulga atrás da orelha de muitos torcedores. O Coxa foi completamente dominado pelo lanterna da competição, não ofereceu perigo ao adversário e correu risco de levar o empate até os últimos minutos. Além disso, o treinador Jorginho, que tem aproveitamento de 80% na competição pelo Coxa, errou feio nas substituições, contribuindo para o mau desempenho no segundo tempo do jogo.

O verdão vai precisar de pelo menos 17 dos 30 pontos que tem pela frente para voltar à elite do futebol brasileiro. Terá 4 jogos no Couto Pereira e 6 jogos fora de casa. Se mantiver os resultados que Jorginho tem entregado e que tem em seu histórico como treinador, o Coritiba voltará à primeira divisão. A pergunta que fica é: como obter a manutenção desses bons resultados? Será que apresentando o péssimo futebol visto no segundo tempo do último jogo o Coxa conseguirá?

À esta altura do campeonato, o mais importante é o resultado final, são os 3 pontos. O desempenho satisfatório e o bom futebol são caminhos para que o objetivo seja alcançado e não o objetivo em si. O momento é de buscar os pontos a qualquer custo, mesmo que seja jogando mal. Porém, fica claro que se Jorginho aprender com seus erros e conseguir melhorar o desempenho, a probabilidade do acesso acontecer aumenta muito.