DIVULGAÇÃO CORITIBA
DIVULGAÇÃO CORITIBA

Opinião

Tragédia anunciada?

“…Você botaria fé nesses jogadores e demais do seu elenco, para disputar partidas contra qualquer adversário? Tem certeza? Pelo jeito, a tragédia já havia sido anunciada lá trás, e nós demoramos a nos tocar…”

O Coritiba perdeu o segundo jogo da terceira fase da Copa do Brasil para a equipe do Flamengo por dois a zero, com o placar agregado, o Verdão foi eliminado por três a zero.

O retrato do jogo de hoje, foi o número de finalizações realizadas por ambos os times, a equipe carioca contava com míseros vinte e tantos chutes a gol, enquanto o Coritiba estava se contentando com apenas duas.

É algo muito óbvio falar que o Flamengo tem salários astronômicos, ou lembrar que é de longe um time exageradamente forte. O que me intriga de verdade, é o fato de existir outros times bem fortes como a equipe carioca, que jogam contra times com salários atrasados, ou times de interior, times pequenos, e mesmo assim sofrem para passar por eles, a famosa zebra.

Mas afinal, por que muitos desses times pequenos, com falta de estrutura, com falta de pagamento, conseguem finalizar mais de duas vezes durante um jogo contra times da elite? Porque eles pelo menos têm garra e vontade, coisa que a boa parte do atual elenco do Coritiba não tem.

O elenco foi mal montado novamente, nem todos os jogadores são ruins, existem peças boas, mas uma grande parte das contratações nem sequer faz sentido. Se você discorda de mim, basta observar a atual demissão de Thiago Gasparino, responsável pelo setor de captação de atletas, a montagem do elenco foi equivocada, e isso é fato até dentro do clube pelo jeito.

Faça um exercício de imaginação, pense que você é o responsável por montar o plantel alviverde para a temporada de 2021, que disputará Segunda Divisão, Paranaense e Copa do Brasil. E quando o seu time fica pronto, você tem jogadores como Dalberto, Waguininho, entre outros.

Você botaria fé nesses jogadores e demais do seu elenco, para disputar partidas contra qualquer adversário? Tem certeza? Pelo jeito, a tragédia já havia sido anunciada lá trás, e nós demoramos a nos tocar.

Comentários

  • Mauricio

    Eu já havia no começo do paranaense q esse time era ruim, é disparado um dos piores times já montado, é bem pior q o do ano passado q era horrível, essa diretoria de hoje demonstra ser mais amadora q a anterior, decepcionante…

  • Leonel Roco

    Particularmente, acho que o problema não é “garra” ou “raça”, como muito se fala quando os times estão em dificuldades, mas sim, tático. Ao contrário do que muitos da torcida falam, por fazerem uma análise rasa e baseada nos resultados, eu vejo que o Coritiba tem boas peças do ponto de vista individual e que poucos clubes da série B tem, tais como: Wilson, Igor, Henrique, Castán, Willian Farias, Salles, Bochecha, Robinho, Rafinha, Gamalho, etc. Contudo, apenas bons nomes não constroem um time competitivo, entra a parte física, psicológica e tática, na qual o treinador deve analisar o elenco que tem em mãos e montar um esquema que maximize suas qualidades e atenue seus defeitos, e tendo na repetição uma forma de “azeitar” o modelo tático, algo que o Morínigo não conseguiu até o momento.

    Não me entendam mal, não acho que o coxa tem um “super elenco” que está acima dos demais, faltam atacantes de velocidades, ainda assim, tem totais condições de brigar pelo acesso com as peças que dispõe e uma ou outra contratação, contudo, não sei se será possível com a comissão técnica atual.

    Outro ponto fundamental será manter a casa em ordem do ponto de vista financeiro, porque o discurso de que “a identificação com o clube” fará com que os jogadores joguem “de graça” é uma grande falácia.

    SAV

  • Thiago

    Leio várias opiniões, e a conclusão em sua maioria está na má montagem do elenco. Aí muitas vezes, nessa mesma opinião, vem o questionamento em cima da comissão técnica. Ora, alguma coisa do trabalho técnico pode até ser discutível, de acordo com o que temos no momento. Mas pedir uma mudança de comando agora, é mais uma forma de tapar o sol com a peneira. Pode chegar uma comissão nova, fazer uma fumaça, mas é cinco, seis jogos e as mesmas críticas irão retornar com força.
    Temos que entender que esse pensamento é o que nos torou o que somos hoje. Falta de planejamento, contratações para agradar e cobrir dividas com empresários e etc… E sempre as mudanças de comando, trazendo consigo o endividamento e uma série de encostos e reformulações ano pós ano.

    Pergunta que faço é: do atual elenco, qual seria o time ideal, fora aquele que vem jogando? Qual jogador dos que já jogaram e estão no banco deveriam ser titular? Talvez um, e olha lá, pois seria uma aposta ainda. Infelizmente, depender do Rafinha e do Gamalho, ambos veteranos e que só aguentam meio tempo do jogo em intensidade e olha lá. Acho que o caminho é outro.

    Paciência da torcida está esgotada faz muito tempo, mas se queremos algo novo, teremos que ter muito mais paciência. Resultados não virão de um dia para outro. Com a situação que está, teremos que esperar dois, três anos para poder voltar a sonhar com um time melhor. E isso se for mantido o planejamento. Se continuarmos nessa, de mudanças em comissão técnica, quando sabemos que os problemas são outros é continuar nos mesmos erros dos últimos anos. E não precisamos ir muito longe para ver a situação que chegaremos, basta da uma olhada lá vila capanema.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.