Parceiros

E a camiseta do Outubro Rosa, hein?

Por Carolina Souza – @carolszas

“E no dia 3 de outubro ele me perguntou:
– Que dia é hoje? – É 3 de outubro!”

E como no filme “Meninas Malvadas”, fomos todas usar rosa, porque foi o lançamento da camiseta comemorativa para o Outubro Rosa. Todas? Infelizmente não!

Isso porque os uniformes femininos de futebol não são feitos para todas, bem pelo contrário. No caso desse modelo comemorativo, as camisetas são justas, curtas, com formas incrivelmente pequenas, que além de desconfortáveis, excluem qualquer mulher que não esteja dentro dos padrões. Mulheres altas, gordas, com bastante peito ou que simplesmente preferem camisetas mais soltas praticamente perderam o direito de aderir a campanha.

Ontem, li meninas falando que ouviram muito os vendedores das lojas respondendo para as clientes que “não foi feito modelo masculino”. Gente, tá na hora de parar de ver camiseta como algo masculino. Todo mundo usa camiseta! Camiseta é universal, não é privilégio masculino.

Já passou da hora do mercado de uniformes parar de ver a mulher como um produto, que deve ir ao estádio com roupas coladas e que realçam o corpo e começar a ver a mulher como uma pessoa que gosta de torcer, treinar, jogar e passear por aí (por que não?) com camisetas confortáveis, como deve ser o direito de qualquer pessoa nesse mundo.

Tá na hora de entender que o futebol foi sim feito para ELAS. Que o estádio também é o lugar DELAS. E que ELAS também consomem produtos oficiais, pagam o sócio e já conquistaram esse espaço há muito tempo e merecem ter produtos que pensem NELAS, e não em um padrão de corpo ou no que acham que é a roupa feminina.

Por isso, não dá para criar um modelo de camiseta – que serve para apoiar uma causa tão linda como a prevenção ao câncer de mama – e excluir as verdadeiras protagonistas desse momento: TODAS as mulheres.

DEIXA ELA TORCER! De preferência, confortável e com camiseta estilosa.

Sigam o GDC nas redes sociais:
Instagram: guriasdocouto
Twitter: guriasdocouto