Análises
Análise da campanha do Coritiba no Brasileiro de Aspirantes
Mesmo com poucas competições no ano de 2021, o Coritiba apresentou boas movimentações nas categorias de base nesse ano. O time entrou em campo para a disputa da Copa do Brasil Sub-20 e conseguiu o título inédito na competição – os piás do Couto também disputaram o Campeonato Brasileiro de Aspirantes, porém, sem o mesmo sucesso da Copa do Brasil e foram eliminados na primeira fase da competição. Veja análise completa do Coxa no Brasileirão de Aspirantes e os pontos positivos e negativos dos piás da base:
A campanha
O campeonato estava dividido entre dois grupos, o grupo A e o grupo B. O Coritiba estava no grupo B e o regulamento diz que os times do grupo B tem que enfrentar todos do grupo A. Por isso, o Coxa disputou as seguintes partidas:
1ª Rodada – Coritiba 3 x 0 Juventude – 08/07 – Couto Pereira. *
2ª Rodada – Grêmio 3 x 1 Coritiba – 17/06 – CT Hélio Dourado.
3ª Rodada – Corinthians 3 x 1 Coritiba – 24/06 – Parque São Jorge.
4ª Rodada – Coritiba 0 x 0 Cuiabá – 29/06 – Couto Pereira.
5ª Rodada – Figueirense 3 x 2 Coritiba – 15/07 – Orlando Scarpelli.
6ª Rodada – Coritiba 0 x 2 Ceará – 23/07 – Couto Pereira.
7ª Rodada – Coritiba 1 x 0 Vitória – 29/07 – Couto Pereira.
8ª Rodada – Ponte Preta 1 x 1 Coritiba – 05/08 – Moisés Lucarelli.
* A partida contra o Juventude que deveria ser a estreia do Coritiba na competição, teve de ser adiada por conta do jogo do Coritiba contra o Flamengo na Copa do Brasil.
O Coxa entrou em campo em oito partidas na competição, marcou nove gols e sofreu 12 gols. Foram duas vitórias, dois empates e quatro derrotas. Como mandante, foram duas vitórias, um empate e uma derrota.
O elenco do Coritiba
A diretoria do Coxa acabou por mudar a base do time que disputou a Copa do Brasil Sub-20 para aqueles que entraram em campo pelo Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Em boa parte do campeonato o técnico na beira do campo foi o campeão da Copa do Brasil, José Leão, porém, Leão começou a integrar a comissão técnica de Gustavo Morínigo – para ajudar na transição das categorias de base e com isso, Alan Ribeiro comandou o restante do campeonato. O Coxa relacionou mais de 30 jogadores em toda competição, em questões de destaques podem ser levantados:
+ Tudo sobre o Coritiba, aqui na Rede Coxa!
Luiz Henrique e Pablo Thomaz: os dois jogadores que são crias da base do Coxa, hoje (12/08), já não fazem mais parte do elenco do Coritiba. Pablo Thomaz, centroavante de oficio, chegou a disputar uma partida pelo Verdão e marcou um gol na competição. Luiz Henrique disputou duas partidas, mas não balançou a rede em nenhuma das oportunidades. Ambos foram transferidos para o Santos e irão integrar a equipe Sub-23 da equipe santista.
Biel e Angelo: os dois jogadores foram alguns dos maiores destaques do Coxa na Copa do Brasil Sub-20 e entraram em campo em algumas oportunidades no Aspirantes. Biel em especifico, fazendo um trabalho mais completo na transição para o profissional, chegou a alternar a integração da equipe do Aspirantes com o elenco principal e acabou disputando apenas quatro partidas na competição. Angelo, por conta de um desconforto ficou de fora de três partidas e entrou em campo em cinco oportunidades. Com o decorrer da temporada, espera-se que ambos comecem a integrar cada dia mais os comandados de Gustavo Morinigo para a Série B.
+ Siga a Rede Coxa no Twitter!
Luizão: destaque e artilheiro na Copa do Brasil Sub-20, o piá do Couto esteve em quatro partidas no Aspirantes e acabou não rendendo como o apresentado na Copa do Brasil, porém, ainda muito jovem e com todo um futuro no Coxa pela frente, a esperança é que ao retornar do problema que teve com lesão, volte a ser relacionado por Gustavo Morínigo e comece a seguir os passos de Léo Gamalho para ser o futuro camisa 9 do Coxa.
Jhony Douglas, Lucas Nathan e Robinho (João Victor): o Aspirantes serviu também como forma de preparar jogadores para serem relacionados para a equipe principal, foi o caso de Jhony Douglas e Robinho (João Victor), ambos foram relacionados para os Aspirantes, entraram em campo e logo foram relacionados por Gustavo Morinigo para estarem com o elenco principal. O caso de Lucas Nathan foi um pouco mais especifico, contratado no inicio do ano junto a Caldense-MG, o jogador chegou a ser utilizado no Aspirantes, mas logo perdeu espaço e foi afastado – acabou retornando para a equipe da Caldense e logo foi transferido para a equipe do Ituano. Ao chegar no Couto Pereira, o jogador era esperança de uma peça para o meio de campo do Coxa, porém, não rendeu como esperado.